Restaurante Banal / Reims 502

Restaurante Banal / Reims 502

© Ariadna Polo© Ariadna Polo© Ariadna Polo© Ariadna Polo+ 31

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos: Reims 502
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  610
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Corticentro, Diversas, Ferremex, Interceramic, Microsoft, Novaceramic, Robert McNeel & Associates, Trimble
  • Equipe De Projeto:Eduardo Reims, Christopher Torres, Andrea Maldonado, Andrea Leiva, Daniela Ríos
  • Empreiteira:Carlos Alanís
  • Projeto Estrutural:Erick Rodríguez
  • Cidade:Santiago de Querétaro
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Ariadna Polo
© Ariadna Polo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O corredor industrial que envolveu a cidade de Querétaro na década de oitenta, ao longo do tempo e com o crescimento acelerado da cidade, deixou prédios industriais vagos como resultado da reordenação de novos centros industriais para a periferia. A poucos metros do simbólico Aqueduto, o Restaurante Banal ocupa uma dessas estruturas recicladas, cujos antigos proprietários abrigavam uma loja de vinhos e uma floricultura.

© Ariadna Polo
© Ariadna Polo
Vista axonométrica
Vista axonométrica
© Ariadna Polo
© Ariadna Polo

Os clientes, para quem no momento estávamos construindo uma casa nova, nos pediram que criássemos um espaço que aproveitasse ao máximo o edifício pré-existente. A construção deveria levar apenas três meses, tempo necessário para eles estabelecerem a identidade de seu novo projeto culinário, e também se enquadrar ao pequeno orçamento.

© Ariadna Polo
© Ariadna Polo
Planta
Planta
© Ariadna Polo
© Ariadna Polo

A abordagem se iniciou com uma ideia simples: expandir a adega existente duplicando a capacidade interior do restaurante, sem alterar a modulação ou a estrutura original. Com base nestas premissas, uma sequência de vãos foram abertos entre o prolongamento e a estrutura pré-existente, de forma a conectá-los, e outra sequência simétrica para integrar os dois espaços com um colchão exterior verde, que funciona como um elemento de transição entre a avenida movimentada e o restaurante.

© Ariadna Polo
© Ariadna Polo
Corte
Corte
© Ariadna Polo
© Ariadna Polo

Um detalhe peculiar da obra foi a implementação de uma faixa suspensa de blocos vazados: elemento essencial para atenuar a luz solar, moderar a vista do interior para a circulação viária e ventilar o espaço interior para os fumantes na esplanada. Em conjunto, o uso de materiais expostos simples e de baixa manutenção, a iluminação e ventilação naturais e a praticidade da planta aberta também foram estratégias complementares para a realização deste trabalho.

© Ariadna Polo
© Ariadna Polo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago de Querétaro, Qro., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Banal / Reims 502" [Restaurante Banal / Reims 502] 26 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949659/restaurante-banal-reims-502> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.