Casa DC 20 / Wahana Architects

Casa DC 20 / Wahana Architects

© Fernando Gomulya© Fernando Gomulya© Fernando Gomulya© Fernando Gomulya+ 24

  • Arquitetos: Wahana Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Fernando Gomulya
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ACT 3D, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Jayaboard, MM Galleri Jakarta, Mowilex, Trimble Navigation, Wisma Sehati
  • Arquitetos Responsáveis:Rudy Kelana
  • Equipe De Projeto:Vina Hidajat, Ruth Connie Rajagukguk
  • Engenharia E Construção:Wahana Cipta Selaras
  • Iluminação :David Liming
  • Cidade:Jacarta
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pano de fundo deste projeto é seu denso terreno urbano em Kelapa Gading. O proprietário é um jovem empresário com dois filhos. Eles não exigem espaços complexos, apenas ambientes que atendam às suas necessidades diárias. O proprietário também solicitou ao arquiteto que assegure que todos os cômodos serão utilizados. Ele deve ser capaz de controlar as funções dos espaços dentro da casa. Portanto, foi projetada uma casa compacta.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Com este pano de fundo em mente, o arquiteto ofereceu uma solução de projeto ao criar uma casa sem espaços mortos. O foco é direcionado para o interior do volume. A casa está situada numa zona densa, não existindo potencial da envolvente em produzir um conceito forte. Como arquitetos, decidimos, portanto, que o conceito está dentro da própria casa. Nossa abordagem é remover os limites que separam o interior do exterior. O objetivo é introduzir espaços abertos em cada andar e colocá-los entre salas funcionais.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Para a fachada da casa, a ideia é projetar uma tela feita de painéis semitransparentes, que funcione como uma barreira contra o terreno sem fechar o volume. A tela também permite o acesso visual ao exterior através dos painéis semitransparentes. Assim, mantendo consistentemente o conceito de esfumaçar a linha entre o interior e o exterior em toda a casa.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Existem tratamentos especiais dados à sala de estar e sala de jantar da casa. Separadas por uma diferença de níveis, os dois ambientes estão dispostos em plano aberto, produzindo um todo unificado com efeitos distintos. Destaque para a sala em forma de terraço, que apresenta aberturas reguláveis disponibilizadas por portas de correr. Devido à natureza de Kelapa Gading, não é ideal criar uma sala completamente exposta.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya
Corte 02
Corte 02

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Os terraços e pequenos jardins presentes em cada andar são características importantes da casa. Essas áreas são conectadas do primeiro andar à cobertura, orientando as pessoas em uma sequência de espaços abertos que funcionam como o núcleo do volume. Todos os materiais são feitos localmente. O piso e os acabamentos dos banheiros são em mármore local. Piso de madeira junto com pedra natural são bastante dominantes. O vidro continua sendo o principal material da casa. DC 20 é uma casa urbana moderna, compacta e aberta. O seu principal conceito é a implementação dos jardins neste espaço condensado.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DC 20 / Wahana Architects" [DC 20 House / Wahana Architects] 19 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949499/casa-dc-20-wahana-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.