Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos

Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, JanelaCasa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, PilarCasa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: AA. Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:URBANISTAS
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fassa Bortolo, MADIBRILHO, Carpinatria e Polimentos, Lda, Sanindusa, Sapa Building System International NV, Tarkett, Unipessoal, Lda
  • Arquitetos Responsáveis: AA. Arquitectos
  • Colaboradores: André Ferreira Architect and Adriana Henriques Architect
  • Construção: MULTIMADE, Lda
  • Fundações E Estrutura: Archiforma SI Construções, Lda
  • Projetos De Instalações Elétricas, Telecomunicações, Hidráulica, Térmica E Acústica: Archiforma SI Construções, Lda
  • Cidade: Funchal
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© URBANISTAS

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída sobre um terreno a cerca de 115m do nível do mar com uma vista impressionante sobre a baía do Funchal, localizado numa zona residencial densamente urbanizada. Antes existia ali uma casa em alvenaria de pedra com telhado de quatro águas e extensões cobertas de zinco, e também um anexo em madeira. Ambos em elevado estado de degradação.

Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores
© URBANISTAS

A implantação da casa respeita a orientação das vizinhas e privilegia a exposição Sul e Nascente. Materializa-se em dois volumes paralelepipédicos sobrepostos sendo que o superior projeta-se parcialmente sobre o inferior de forma a gerar momentos de sombra. Desenvolve-se, portanto, em dois pisos desafogados e um em cave. Existem dois acessos: o automóvel ao nível da cave e o pedonal ao nível do piso térreo. Os espaços de circulação interior concentram-se a Norte da casa.  

Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© URBANISTAS
Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Imagem 25 de 34
Planta - Térreo
Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© URBANISTAS

A distribuição do programa é comum. No piso em cave fica a garagem, uma instalação sanitária, um espaço de arrumos e uma oficina. Dois lanternins a Norte fazem chegar luz e ar à garagem. 

Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© URBANISTAS

No piso térreo ficam as áreas de lazer como sendo a sala de estar, jantar e cozinha em open space, uma instalação sanitária, um espaço de arrumos e a lavandaria. Toda a fachada Sul é rasgada por grandes vãos envidraçados sombreados pelo exterior por painéis ripados de madeira de cambula em sistema de harmónio. Os painéis ripados prolongam-se em parte, fixos, para as fachadas Nascente e Poente. A escada de acesso ao piso superior faz-se acompanhar, nos patamares, de vãos envidraçados a Norte. 

Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© URBANISTAS

E no piso superior ficam dois quartos, uma instalação sanitária e uma suite. Ao longo da fachada Sul há uma grande varanda que percorre os três quartos e grandes vãos envidraçados que dobram parcialmente para a fachada Nascente. No muro exterior Sul há uma varanda em vidro para que do interior da casa se possa ver a paisagem. O jardim que envolve a casa tem uma oliveira plantada junto à entrada pedonal, flores e arbustos ao longo do muro Nascente e ervas aromáticas a Norte. 

Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© URBANISTAS

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Vale Formoso / AA. Arquitectos" 16 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949481/casa-no-vale-formoso-aa-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.