Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Escada, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, CorrimãoApartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Prateleira, Escada, Cadeira, Corrimão, VigaApartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaApartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Tijolo, Cadeira, VigaApartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Mais Imagens+ 27

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por termos desenvolvido o projeto da edificação onde está o apartamento, o processo de projeto de interiores iniciou-se e desenvolveu-se ao mesmo tempo em que o projeto de arquitetura. A partir disto foi possível estabelecer forte relação entre as soluções utilizadas em ambos os projetos, possibilitando que as propostas para os espaços internos pudessem evidenciar ou potencializar as intenções espaciais originalmente pensadas para a edificação, tais como as diferentes alturas de forros, a disposição dos ambientes e a utilização da escada como elemento principal de composição dos espaços.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 29 de 32
Planta - Pavimento térreo
Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Marcelo Donadussi

O apartamento é um duplex com terraço: O primeiro pavimento possui originalmente planta baixa aberta e ampla, combinando o jantar, o estar e a área da cozinha em um único ambiente. Somente a lavanderia e o lavabo são divididos por paredes, ambos contidos em um único volume que delimita as circulações de acesso, do jantar, da cozinha e do serviço. Este pavimento possui uma diferença de altura de pé-direito significativa. Enquanto a área de jantar e cozinha possuem forro baixo, na área de estar o pé-direito é alto e amplo - quase duplo. Este ponto altera a percepção do usuário que entra no apartamento: primeiro sente-se acolhido pela altura baixa e espaços menores e logo em seguida descobre a diferença de luminosidade a partir da espacialidade junto à grande esquadria da sala de estar e da escada que conecta os diferentes níveis.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

O segundo pavimento é formado por dois dormitórios com banheiro. O principal possui um pátio privativo e que dá acesso ao terraço do apartamento. Com dois níveis, o terraço dispõe de banheira, cadeiras e espreguiçadeiras, além de uma horta privativa.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Marcelo Donadussi

Para o desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores, o proprietário apresentou predileção por ambientes de acabamentos escuros e monocromático, com distribuição de cores e contrastes em mobiliário solto e objetos. Com a intenção de manter a luminosidade natural, desenvolvemos a proposta mantendo a planta original e compondo através de marcenaria sob medida os espaços.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Equipamentos e eletrodomésticos como a geladeira, os fornos e o ar condicionado foram ocultados no interior dos móveis, longe do campo visual de quem está na sala de estar ou jantar, trazendo maior leveza e pureza no desenho do mobiliário e do espaço de cozinha. Por outro lado, a solução adotada para a escada de acesso ao segundo pavimento é fundamental para o projeto, uma vez que combina o móvel para a TV, armários, depósito, estante para livros e peças de arte e circulação.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cama
© Marcelo Donadussi
Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Imagem 30 de 32
Planta - Segundo pavimento
Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Janela
© Marcelo Donadussi

O projeto de marcenaria buscou equilibrar a funcionalidade e a estética ao utilizar soluções recorrentes de mercado combinando-as à soluções personalizadas. Da mesma forma, as soluções adotadas para o deck e para as escadas foram detalhadas a fim de possibilitar harmonia entre o projeto de arquitetura existente e as novas propostas originadas do processo de detalhamento do projeto de arquitetura de interiores.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental  - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Edifício Residencial Berutti, Rua João Berutti, 160 - Chácara das Pedras, Porto Alegre - RS, 91330-370, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental " 14 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949458/apartamento-conte-nucleo-de-arquitetura-experimental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.