Casa Pirueta / Wallmakers

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, AidoCasa Pirueta / Wallmakers - Mais Imagens+ 20

Thiruvananthapuram, Índia
  • Arquitetos: Wallmakers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jino Sam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, EBCO, Jotun, Rhino, Simpolo, Zydex
  • Arquiteto Responsável : Vinu Daniel
  • Equipe De Projeto: Oshin Mariam Varughese, J.M.Srivarshini, Gayatri Maithani, Swathi Raj, Keerthi Kausalya, Shiuly Roy, Neeraj S. Murali, Dhawal Dasari
  • Estagiários: Nihaal Gafoor, Smit Zalavadia, Apoorva Goutam, Harshita G Tophakhane, Manav Muralee, Rohith Krishna, Bharati Gupta, Yash Sukhwani, Neeraj Viswam
  • Cliente: Mr.Kiran
  • Engenharia : Adcons Infrastructure Private Limited
  • Paisagismo: Vinu Daniel and team
  • Equipe De Fabricação: Kunjumon James & team -J.K steels
  • Marcenaria: Sarath Prasad & team, Shivadas
  • Construtores: Ezhil and team, Deepu & team
  • Cidade: Thiruvananthapuram
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Jino Sam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada bem no coração de um bairro densamente ocupado no centro de Trivandrum, Índia, a Casa Pirueta foi construída em um pequeno terreno cercado por outros edifícios e empenas. Desta forma, a ideia dos arquitetos foi projetar uma casa voltada para dentro de si, com todos os espaços votados para um pátio interior que organiza e distribui o programa.

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Jino Sam
Casa Pirueta / Wallmakers - Imagem 24 de 25
Planta do Térreo
Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Jino Sam
Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Jino Sam

Trivandrum é uma das poucas cidades na Índia onde é possível visitar muitas das obras-primas do arquiteto britânico-indiano Laurie Baker. Pensando nisso, os arquitetos optaram por utilizar uma das técnica construtivas prediletas do famoso arquiteto indiano: a construção em tijolo no padrão “ratoeira”. A fabricação artesanal de tijolos de barro em Trivandrum são hoje uma excessão, uma indústria em extinção uma vez que a maioria das pessoas têm optado por tijolos feitos com máquinas de corte a fio. Assim que, o projeto da Casa Pirueta foi também uma tentativa de promover o desenvolvimento da indústria local baseada em antigas técnicas construtivas.

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Aido
© Jino Sam

O método utilizado é conhecido como “ratoeira”, onde os tijolos são assentados na posição vertical ao invés da posição horizontal convencional. Desta forma, para alcançar uma profundidade de parede mínima, se faz necessário deixar um espaço vazio no meio, uma estratégia que acaba por aumentar a eficiência térmica do edifício como um todo, reduzindo o volume total de tijolos utilizados além de criar um espaço oculto para a passagem das instalações elétricas e hidráulicas. Apropriando-se deste conhecimento, os arquitetos desenvolveram um novo sistema construtivo, onde paredes inclinadas servem de suporte à uma cobertura de ferrocimento. Cada parede foi desenhada para maximizar os espaços úteis, resolvendo assim o problema da falta de espaço, favorecendo ainda a sensação de privacidade no interior do edifício.

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Jino Sam
Casa Pirueta / Wallmakers - Imagem 25 de 25
Corte
Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Jino Sam

A estrutura de andaimes utilizadas durante a obra foi reutilizada na construção da escada central e os guarda-corpos. Procurando minimizar os resíduos da construção, as fôrmas de madeira também foram reutilizas no acabamento do assoalho das áreas de convívio da casa. O bambu utilizado na construção foi adquirido no próprio bairro, tratado e transformado em brises, servindo também para a construção de móveis. 

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Jino Sam

A Casa Pirueta foi construída com tijolos chamados de “Os Últimos dos Muicanoss” como uma ode à arquitetura de Laurie Baker, espaços que se favorecem das formas geométricas da sua arquitetura, criando texturas e paredes que parecem se dobrar sobre si.

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Jino Sam

Materiais utilizados na construção:

1. Tijolos - a construção de alvenarias em padrão “ratoeira” é um método construtivo desenvolvido por Laurie Baker na cidade de Kerala, em que os tijolos são colocados na posição vertical em vez da posição horizontal convencional, criando assim uma cavidade dentro da parede, resultando em uma maior eficiência térmica do edifício além de uma substancial economia de materiais.

2. Madeira reaproveitada - partes das fôrmas utilizadas na obra foram reutilizadas para o acabamento do piso.

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Jino Sam
Casa Pirueta / Wallmakers - Imagem 22 de 25
Planta Conceitual do Primeiro Pavimento
Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Jino Sam

3. Cobertura de ferrocimento - Lajes executadas em ferrocimento são estruturas que extremamente delgadas, leves e resistentes. Com uma espessura de apenas 2,5 cm, estruturas de ferrocimento reduzem o consumo geral de materiais em até um 40%.

Casa Pirueta / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Jino Sam

4. Andaimes - A escada e os guarda-corpos foram executados em estruturas de andaimes recicladas.

5. Óxido - Partes do piso e das paredes interiores receberam um acabarem em concreto polido em tons de cinza e amarelo.

6. Bambu - estruturas de bambu foram adquiridas no local e manipuladas no canteiro de obras para dar forma aos brises-soleil que proporcionam uma maior privacidade para seus moradores.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pirueta / Wallmakers" [Pirouette House / Wallmakers] 20 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949336/casa-pirueta-wallmakers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.