Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de InterioresCentro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, EscadaCentro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: ATELIER XI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zhang Chao
  • Arquiteto Responsável: Chen Xi
  • Equipe De Projeto: Zhu Zhu, Huang Jiajie, Wang Xingyao, Xu Lvbao, Wang Weiguo, Tian Di, Wen Weijian, Cao Suying, Han Xiao, Xu Zhiwei
  • Clientes: Xiuwu County
  • Projeto Executivo: Li Jianhui (architecture), Su Zhimeng (structure), Gan Bin, Xiao Liangmin (MEP)
  • Consultor De Projeto Luminotécnico: AURA Lighting Design Consultant
  • Cidade: Jiaozuo
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Exterior
© Zhang Chao

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inicialmente, os arquitetos do ATELIER XI foram atribuído a projetar um Centro Comunitário de 300 metros quadrados, uma estrutura que operasse como um novo centro de encontro e socialização para os moradores de Xiuwu, na província de Henan, além de proporcionar um espaço para a promoção da arte e cultura local. Observando a vastidão do território à serviço do Centro Comunitário (630 quilômetros quadrados), os arquitetos se perguntaram como esta estrutura poderia melhor servir à uma população espalhada em pequenos povoados. Assim que eles propuseram dividir o edifício em uma série de instalações menores, mais próximas e acessíveis.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Exterior
© Zhang Chao

Áreas rurais na china contam com poucos recursos e infraestruturas insuficientes, sem falar na dificuldade de acesso à informação. Assim, trabalhando em conjunto com os líderes comunitários, os arquitetos procuraram desenvolver uma abordagem estética que pudesse ser capaz de reativar estas comunidades. Por meio de intervenções arquitetônicas pontuais, o projeto visa despertar a sensibilidade dos moradores, promovendo a qualidade de vida além de aliviar a sensação de isolamento de quem mora nestes pequenos povoados remotos.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Exterior
© Zhang Chao

Como edifícios em miniatura implantados em meio à vasta paisagem rural chinesa, os centros comunitários de Xiuwu foram executados em concreto pigmentado, uma interpretação contemporânea da “casa na árvore”, criando espaços dinâmicos capazes de emoldurar as vistas para a paisagem, permitindo ampla iluminação natural do interior do edifícios assim como sombra e espaços abertos cobertos. Instaladas em bosques, planaltos descampados e montanhas, estas pequenas estruturas diferem levemente em sua forma e função: enquanto um edifício se apropria de uma estrutura em ruínas em um antigo vilarejo abandonado, outro se transforma em uma espécie de teatro flutuante.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Imagem 23 de 24
Implantação
Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Imagem 20 de 24
Fachadas

No total, os sete centros comunitários foram executados em duas etapas, sendo a primeira fase composta pelo Periscope (teatro vernáculo), o Observatório (bar em uma fazenda de pêssegos) e a Casa Inclinada (biblioteca comunitária).

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Interiores
© Zhang Chao

Chamado de “Cabana do Pêssego” justamente por estar localizado bem em meio à uma fazenda de produção de frutas, este foi o primeiro centro comunitário a ser inaugurado. Os pessegueiros com seus galhos inclinados sempre em uma mesma direção, serviram como fonte de inspiração para os arquitetos. Eles imaginaram um espaço interior recortado ou escavado à partir de uma série de arcos invisíveis, criando uma continuidade entre a terra e o céu.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, Escada
© Zhang Chao

Na Cabana do Pêssego, todas as aberturas são diferentes, assumindo formas diversas em resposta às perspectivas exclusivas e as condições de iluminação especificas do local: a grande janela do piso ao teto do segundo pavimento permite uma vista panorâmica ininterrupta acima das copas das árvores; a abertura circular junto à fachada sul encontra-se no eixo central do edifício, capturando imagens dinâmicas do pomar; as aberturas verticais, por sua vez, proporcionam uma sensação de maior profundidade ao espaço interior; as aberturas zenitais criam um jogo de luz e sombras sempre em movimento no interior do edifício; e a janela junto à estrada de acesso assume a forma curva dos galhos dos pessegueiros onipresentes, ressoando características específicas desta paisagem pitoresca.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Interiores, Escada
© Zhang Chao

Impressionado com as flores durante a primavera, os arquitetos optaram por tingir o concreto em tons de rosa. Após uma série de testes, a equipe de construção finalmente encontrou a fórmula perfeita entre a alta resistência do concreto e a suave tonalidade desejada. Como resultado disso vemos um acabamento em concreto aparente que amplifica a geometria curva do edifício. O acabamento interior, por outro lado, foi executado em fôrmas maiores, criando superfícies mais limpas e reflexivas. Com isso, desde às primeiras horas da manhã até o anoitecer, as paredes de concreto rosa do edifício revelam diferentes cores e tonalidades de acordo com as condições de iluminação natural do dia e do ano.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Exterior
© Zhang Chao

Com isso, os arquitetos do ATELIER XI procuraram criar um edifício que estivesse intimamente conectado com este lugar. Além do mais, eles optaram por utilizar acabamentos em bronze e maçanetas de aço pintadas de preto; como a cereja no bolo, uma árvore em baixo relevo foi incorporada na fachada de concreto.

Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Zhang Chao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xiuwu County, Jiaozuo, Henan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Cabana do Pêssego / ATELIER XI" [Peach Hut Community Center / ATELIER XI] 19 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949334/centro-comunitario-cabana-do-pessego-atelier-xi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.