Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, CadeiraApartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Prateleira, Porta, Cadeira, Bancada, FachadaApartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, ArmárioApartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Cama, DormitórioApartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Canoa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atelier Laranjeiras, AutoDesk, Brastemp, Deca, Electrolux, Formica, Herc, LUMITEK, Lemca Iluminção, Maxgran Mármores, Mekal, Miaki Revestimentos, Resinaria, Samsung, Suvinil, Tramontina
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Moura, Victor Gurgel
  • Luminotécnica: Débora Esposto
  • Gerenciamento De Obra: Canoa Arquitetura
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A última revisão do Plano Diretor do município de São Paulo estimulou o adensamento construtivo ao longo de corredores de ônibus e nos arredores de estações do metrô, assim como a produção de edifícios residenciais com maior número de unidades e menor número de vagas para veículos. Nesse contexto, registrou-se a produção de muitos edifícios de apartamentos pequenos, com metragens bastante reduzidas, tendência observada até os dias de hoje.

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação, Cadeira
© Rafaela Netto

Frente a esse fenômeno, a reflexão sobre a ocupação e a otimização desses imóveis ganhou protagonismo, e o projeto desenvolvido pelo Canoa para o apartamento Consolação vai ao encontro dessa reflexão. Os clientes tinham grandes expectativas em relação à ocupação do apartamento de apenas 34m² situado no eixo Consolação-Rebouças e que serviria como residência para o jovem estudante oriundo do interior do estado. Além de dormitório, deveria comportar um espaço para TV/videogame, um sofá-cama para eventuais hóspedes, cozinha, mesa de refeições, mesa de estudos, armários e também máquina de lavar roupa.

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

O imóvel foi entregue com áreas molhadas acabadas, no entanto sem qualquer acabamento nas áreas secas. A varanda, uma área construída proporcionalmente muito significativa e dotada de vista para o horizonte, era passível de envidraçamento.

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Prateleira, Porta, Cadeira, Bancada, Fachada
© Rafaela Netto
Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Imagem 14 de 16
Planta
Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, Corrimão
© Rafaela Netto

De pronto identificou-se a varanda envidraçada como lugar mais propício para a realização de atividades relacionadas ao convívio, como cozinhar e comer. As atividades dependentes de maior controle de luz foram afastadas da fachada. Uma única divisória, posicionada perpendicularmente a fachada para minimizar qualquer perda de iluminação e ventilação natural, definiu os dois espaços: o dormitório e o espaço TV e hóspedes. Feita de compensado naval, a divisória foi perfurada de modo a permitir o encaixe de pinos de madeira com seção circular que podem ser deslocados, removidos e sobre eles, apoiadas prateleiras e acessórios.

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Rafaela Netto

Além da divisória, armários e prateleiras em compensado naval e fórmica, com altura de 2,10m, permitem a passagem de luz e ventilação naturais para todos os ambientes e servem como suporte para iluminação natural indireta. Portas de correr garantem fluidez no dia-a-dia e privacidade nas ocasiões em que se recebe hóspedes. Na varanda toda a marcenaria foi pensada para ser móvel, apoiada sobre o piso, dispensando qualquer intervenção na fachada do edifício.

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Sofá, Cama
© Rafaela Netto
Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Imagem 16 de 16
Corte
Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Cama, Dormitório
© Rafaela Netto

Finalmente, o uso do piso monolítico em todos os ambientes contribuiu para diluir a separação entre áreas internas e varanda. Além disso, a inexistência de juntas mostrou-se muito favorável no apartamento de dimensões reduzidas.

Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Consolação / Canoa Arquitetura" 13 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949301/apartamento-consolacao-canoa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.