Campus Integrado da Barco / Jaspers-Eyers Architects

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 1 de 19
© P. Van Gelooven

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 2 de 19Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 3 de 19Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 4 de 19Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 5 de 19Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Axalta, Polypane Glasindustrie NV
  • Engenharia: VK Engineering
  • Construtor: Cordeel
  • Orçamento: € 50 000 000
  • Cidade: Kortrijk
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A gigante da tecnologia belga, a Barco, acaba de se mudar para sua nova sede na cidade de Kortrijk. Conhecido como ‘The Circle’, o edifício projetado pela Jaspers-Eyers Architects é a cereja no bolo do mais novo campus de inovação da capital e a maior cidade do distrito belga de Kortrijk, na fronteira com a França. Como um ponto de referência na paisagem erma do campus, o The Circle torna-se o centro das atenções, oferecendo um ambiente de trabalho dinâmico para seus funcionários e um espaço aconchegante e convidativo para seus visitantes. Jean-Michel Jaspers, CEO da Jaspers-Eyers, afirma que, “o edifício é realmente dinâmico, o ambiente perfeito que a Barco merece”.

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 10 de 19
Planta

Já fazia tempo que a Barco estava precisando de uma nova sede integrada, muito porque a distância entre os seus antigos centros operacionais em Kortrijk e Kuurne apenas dificultavam a vida de seus funcionários. Como uma nova estrutura centralizada e muito próxima da antiga sede de Kortrijk, o The Circle foi concebido para se tornar a nova imagem corporativa da Barco. Com um diâmetro de 75 metros e uma altura de 25 metros, este edifício monumental é sem dúvida, a cereja no bolo do campus tecnológico de Kortrijk.

Abrigando desde escritórios, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, espaços expositivos e até um auditório e uma praça de alimentação para os funcionários, o The Circle foi concebido com o principal objetivo de aproximar a empresa de seus clientes. Esta intenção se torna mais evidente quando observamos a organização do layout do espaço de trabalho, o qual se conecta diretamente ao The Lab (o laboratório de pesquisa da Barco), o de The Pulse (um edifício administrativo anexo) e o The Engine (as unidades de produção existentes).

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 5 de 19
© K. Verdru

Ambiente ativo

“O design de interiores também contribui para com a função social do edifício”, explica John Eyers, o outro sócio que empresta seu nome ao escritório de arquitetura responsável pelo projeto. “Através de suas formas únicas e as conexões internas que seus ambientes suscitam, o edifício incentiva seus funcionários a interagirem, criando um ambiente de trabalho ativo e dinâmico. Os “deques de reuniões”, por sua vez, parecem flutuar em meio ao monumental espaço aberto do edifício. Passarelas suspensas completam este conjunto, servindo como elemento de conexão entre os espaços abertos e os núcleos rígidos de circulação do edifício”.

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 11 de 19
Corte
Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 8 de 19
© P. Van Gelooven

Luz

Internamente, o ‘The Circle’ é tão iluminado quanto possível, uma qualidade que se deve à altíssima transparência da fachada do edifício. Suas imensas superfícies envidraçadas contrastam lindamente com as formas escultóricas da rampa de acesso, adicionando relevo e profundidade à estrutura. Volumes complementares, dispostos perpendicularmente uns aos outros, protegem o edifício da incidência direta dos raios de sol, minimizando o ganho térmico excessivo da estrutura como um todo. Além disso, um moderno sistema de ventilação mecânica permite melhor controlar a temperatura e as condições de conforto de seus funcionários.

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 3 de 19
© K. Verdru

A sede como uma vitrine de seus próprios produtos

As superfícies que recobrem os volumes internos foram pensadas para que no futuro “a Barco possa projetar imagens de seus produtos nestas paredes. O edifício foi concebido como a nova imagem corporativa da empresa, uma vitrine para seus próprios produtos”, disse Bruno Poelman, arquiteto da Jaspers-Eyers e líder do projeto no escritório.

Campus Integrado da Barco  / Jaspers-Eyers Architects - Imagem 4 de 19
© P. Van Gelooven

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kennedypark, 8500 Kortrijk, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Integrado da Barco / Jaspers-Eyers Architects" [Barco One Campus / Jaspers-Eyers Architects] 09 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949182/campus-integrado-da-barco-jaspers-eyers-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.