Centro Florestal Walloon Branch / SAMYN and PARTNERS

Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 2 de 53Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 3 de 53Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 4 de 53Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 5 de 53Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Mais Imagens+ 48

Marche-en-Famenne, Bélgica
  • Arquitetura: Ph. Samyn, Gh. André, R. Delaunoit, D. Mélotte,
  • Estrutura: for SETESCO sa : Ph. Samyn, G. Clantin
  • Engenharia: for FTI sa : Ph. Samyn, P. Fontaine, A. De Windt (thermodynamiccalculation)
  • Estrutura Em Madeira: Koos & Cie sa
  • Estrutura E Carpintaria: Menuiserie Fréson sc
  • Construtora: Bouny Construction sprl
  • Engenharia Civil: Gobiet Frères sa
  • Instalações Elétricas: Henneaux sa
  • Instalações Hidrossanitárias: Duvivier sprl
  • Cobertura De Vidro : Portal sa
  • Climatização: Grencobel sa
  • Maquete : Marie Moignot, Quentin Cruysmans
  • Cidade: Marche-en-Famenne
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 5 de 53
© Simon SCHMITT

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado em Marche-en-Famenne, no coração da Floresta das Ardenas, e acolhe os grãos advindos do processo silvicultural proveniente dos domínios da Região da Walloon. O espaço é essencialmente constituído por uma oficina, um conjunto de câmaras frigoríficas e alguns escritórios e laboratórios.

Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 6 de 53
© Marie-Françoise PLISSART

A oficina propriamente dita é composta por uma zona de pré-secagem, armazenamento e área para tratamento de grãos. A forma poligonal irregular do local, coberto de árvores com belos carvalhos de 200 anos, tornou a escolha de uma forma oval compacta mais óbvia.

Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 21 de 53
© Marie-Françoise PLISSART

Uma moldura de arcos compostos, fixados nas bordas por uma estrutura de concreto armado, cobre toda a edificação. Dois volumes secundários são colocados dentro desta concha ao longo de suas faces longitudinais. Eles abrigam a câmara frigorífica, as salas administrativas e pequenos laboratórios. Eles também ajudam no suporte dos arcos da estrutura externa. A nave central é reservada para grandes máquinas de tratamento e pré-secagem de grãos. O volume é coberto com 1.691 telhas grandes de vidro refletor laminado.

Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 4 de 53
© Marie-Françoise PLISSART
Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 43 de 53
Corte
Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 3 de 53
© Marie-Françoise PLISSART

A ideia inicial era usar madeira nova devido à sua capacidade de aliviar as tensões de pré-flexão da curvatura constante. O elemento básico da estrutura é um arco de dupla camada composto por várias peças retangulares de madeira, todas entre 6,14 e 6,21 metros de comprimento. O arco assim formado por segmentos circulares se aproxima de uma curva funicular. Seus eixos são todos implantados em planos radianos formando uma seção toroide. Este é um projeto econômico, pois requer um número limitado de seções de madeira diferentes.

Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 7 de 53
© Marie-Françoise PLISSART

A ideia de usar estruturas pré-dobradas para criar uma edificação é um conceito tão antigo quanto o tempo, usado por Yurt da Mongólia na Cabana Zulu. Um renascimento do interesse neste tipo de construção ocorreu devido ao trabalho de C. Mutschler com F. Otto em Mannheim (1975) e de Kikutake em Nara (1987), bem como aos edifícios experimentais em Dorset (Reino Unido ) pelos arquitetos Ahrends Burton e Koralec e o engenheiro Edmund Happopld (1982).

Centro Florestal Walloon Branch  / SAMYN and PARTNERS - Imagem 12 de 53
© Marie-Françoise PLISSART

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue André Feher 2, 6900 Marche-en-Famenne, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Florestal Walloon Branch / SAMYN and PARTNERS" [Walloon Branch of Reproduction Forestry Material / SAMYN and PARTNERS] 13 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949127/centro-florestal-walloon-branch-samyn-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.