Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarClínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - PrateleiraClínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 4 de 38Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, IluminaçãoClínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  92
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Loop Audiovisual
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artek, AutoDesk, B&B Italia, Carl Hansen and Son, Chaos Group, Ferreira de Sá, Gerflor, Olaria Portuguesa, Oluce, Prolicht, Secil Group
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Janela, Porta, Fachada, Cadeira
© Loop Audiovisual

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no burgo City of Westminster, um bairro do noroeste de Londres, a clínica Maida Smiles Dental Clinic oferece aos seus clientes serviços de cosmética dentária e estética facial de classe mundial. O burgo apresenta-se hoje em dia como um distrito comercial dinâmico e atrativo, contendo ao mesmo tempo uma dimensão residencial considerável e com vários exemplos de edifícios multifamiliares da época Victoriana e Eduardiana de considerável valor arquitetónico.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Loop Audiovisual

O bairro é igualmente famoso por ter albergado o BBC Maida Vale Studios, um importante estúdio de rádio que transmitiu serviços de notícias durante a II Guerra Mundial. A importância desta localização, e as características próprias dos serviços a prestar, exigiam uma abordagem ao projeto que originou uma forte imagem corporativa e um conceito arquitetónico único e memorável. O projeto necessitava assim de ser visualmente atrativo e ao mesmo ser “a cara” de uma clínica de personalidade progressista, em linha com os serviços de cosmética inovadores que se desenvolvem no seu interior. A criação de um ambiente sofisticado, como um espelho da rica envolvente urbana caracterizada por edifícios do estilo Regency, e que é apelidado de “Pequena Veneza”, era um requisito quase obrigatório para a equipa de projeto da Pedra Silva Arquitectos.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Loop Audiovisual

A espaço da clínica foi elaborado a partir de uma pré existência de loja de rua, sendo o espaço reestruturado com uma nova organização clara e objetiva, na qual todos os espaços são canalizados a partir da recepção, a qual ocupa na totalidade a fachada principal. Um único corredor conecta todos espaços de apoio - incluindo as áreas para colaboradores e de esterilização, além de instalações sanitárias, instalações técnicas e de armazenamento e sala de raio-x. As três salas de cirurgia encontram-se localizadas ao longo da fachada traseira, proporcionando a estes espaços clínicos uma maximização da luz natural.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Loop Audiovisual

O conceito principal para a clínica tomou inspiração de uma interpretação dos implantes dentários, os quais são comumente utilizados em odontologia restauradora. Este elemento, que tomou a forma de mais de 500 discos de cerâmica artesanais cobrindo as paredes como um conjunto tipo favo-de-abelha, e que caracteriza o espaço proporcionando aos visitantes um ambiente clínico contemporâneo.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 36 de 38
Planta

O grande objectivo para a recepção foi estabelecer uma comunicação franca com a rua e o espaço público. O desenho da parede cerâmica com cantos curvos e de caráter “envolvente” permite estabelecer essa relação e continuidade com o espaço urbano e a comunidade. A passagem entre o espaço de recepção e a zona clinica é feito através de uma porta geometricamente customizada, de modo a que permaneça oculta aquando fechada, permitindo assim uma leitura da parede sem interrupções.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Prateleira
© Loop Audiovisual

O balcão da recepção é revestido a microcimento, tal como o pavimento, o tecto e as paredes por detrás dos elementos cerâmicos, criando assim uma continuidade e ligação entre todas as superfícies. O objectivo foi limitar o uso de materiais de modo a destacar os elementos cerâmicos. A escolha de mobiliário, também desenvolvida pela nossa equipa de interiores, segue esta linha de pensamento, onde se procurou as geometrias simples, depuradas e elegantes.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Loop Audiovisual

O mobiliário é complementado com equipamento e iluminação decorativa. Para este projeto escolhemos uma das nossas peças de iluminação favoritas - o candeeiro “Hand Grenade, o qual foi desenhado pelo arquiteto Alvar Aalto em 1952. O corredor adjacente apresenta o mesmo material da recepção, o microcimento, tornando a transição entre zonas menos dissonante à medida que os clientes viajam pela clínica.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Loop Audiovisual

Outro aspecto importante do projeto a destacar foi o desenvolvimento dos aspetos técnicos do projeto dentro das actuais necessidades dos espaços clínicos dentários. Ao longo dos anos a nossa equipa desenvolveu um profundo conhecimento dos fluxos de trabalho, equipamentos e procedimentos nas áreas cirúrgicas e operacionais. Neste aspeto existem muitos fatores que devem ser cuidadosamente considerados nestes ambientes de trabalho, incluindo a organização cuidadosa do espaço, e o fluxo das equipes e pacientes para cirurgia. Considerar soluções práticas e ergonómicas para equipamentos técnicos, instrumentos e disposição de resíduos, são fundamentais para este tipo de programa e que devem funcionar perfeitamente com qualquer conceito de design.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 17 de 38
© Loop Audiovisual

O projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com consultores e fornecedores, garantindo desse modo a compatibilidade com todos os equipamentos e práticas de trabalho do cliente. Do ponto de vista estético, foram aplicados materiais brancos e brilhantes em áreas clínicas, tendo os mesmos características de fácil limpeza e alta resistência, tal como se exige neste tipo de espaços.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 22 de 38
© Loop Audiovisual

O resultado geral é um design minimalista e de fluxo livre, e que maximiza o uso do espaço. A parede de cerâmica feita à medida e os móveis de design icónicos também trabalham em conjunto para criar uma dinâmica interessante que influencia superfícies, luz e reflexos.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa
© Loop Audiovisual

Neste projeto a nossa equipa multidisciplinar teve uma intervenção abrangente, a qual envolveu igualmente a criação da imagem de marca da clínica, e que incluiu o desenvolvimento do logotipo, a identidade gráfica e os cartões de visita. A nossa equipa colaborou estreitamente internamente de modo a garantir que o nova imagem de marca não só promovesse o caráter e o espírito da clínica, mas que fosse também um complemento à arquitetura.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Loop Audiovisual

A marca foi nesse aspeto desenvolvida procurando um tema moderno, simples, sofisticado e atemporal. O design subjacente é uma reinterpretação do ato de sorrir, criando uma história em torno do círculo e do sorriso - espelhando igualmente o 'leitmotiv' dos discos de cerâmica.

Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Loop Audiovisual

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Maida Vale, Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Maida Smiles / Pedra Silva Arquitectos" 14 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948982/clinica-maida-smiles-pedra-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.