Hotel Somiatruites / Xavier Andrés Arquitecte

Hotel Somiatruites / Xavier Andrés Arquitecte

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ecowood, GAP Associates, Instamarsa, Sib Bisbal
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Hotel Somiatruites é de dois irmãos - um arquiteto e um cozinheiro - com o desejo de por em marcha um caminho conjunto, onde cozinha e arquitetura sejam capazes de transmitir valores comuns de integração ao bairro, à cidade e a um contexto sociocultural muito determinado.

© Adrià Goula
© Adrià Goula
Planta Terreno
Planta Terreno
© Adrià Goula
© Adrià Goula

O projeto começou em 2013 com a reforma de uma antiga fábrica de couros no bairro do Rec de Igualada, transformando-a em um restaurante.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O bairro Rec, localizado entre as encostas e o rio, tem sido por mais de quinhentos anos o lugar onde grandes fábricas de couro coexistiram com pequenas plantações no meio do rio. Embora ainda conserve empresas que produzem uma das melhores peles do mundo, crises sucessivas deixaram um grande patrimônio arquitetônico vazio.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Uma das premissas era conceber um projeto capaz de favorecer a regeneração do bairro e manter os laços históricos. O hotel é o projeto evolutivo do restaurante, que fornece às empresas o espaço necessário para acomodar seus clientes.

O Hotel Somiatruites foi pensado com a vontade de se integrar na arquitetura do bairro de forma sustentável e fazer parte do projeto gastronômico como um todo.

© Adrià Goula
© Adrià Goula
Planta Segundo pavimento
Planta Segundo pavimento
© Adrià Goula
© Adrià Goula

O edifício é construído como uma estrutura metálica leve que poupa a antiga construção, conservando-a em seu estado original e colocando-se acima dela, separado por uma linha de sombra que contrasta com o tempo, integrando-o com a volumetria existente.

A fachada é definida por elementos vazados que servem de controle solar e são uma atualização daquelas encontradas nas salas de secagem das antigas produções de couro.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O telhado inteiro é uma horta onde convergem as origens do bairro Rec - os pomares entre fábricas de couro -, o compromisso com uma futura transformação de um bairro sustentável e a principal ferramenta para projetar e explicar a cozinha do Somiatruitas. Um pomar fertilizado pelas galinhas que vivem juntas e regado pela água dos poços freáticos sob a mesma fábrica.

No interior: couro, madeira e luz são as ferramentas para conseguir espaços confortáveis e aconchegantes que possam ser adaptados às necessidades dos hóspedes. O fato de um grande número de hóspedes serem empresários significa que os quartos são entendidos não apenas como quartos, mas também como possíveis salas de estar e reuniões, o que é possível pela proposta de uma cama que está escondida no teto e uma mesa que também desaparece, tornando assim o espaço adaptável e dinâmico.

© Adrià Goula
© Adrià Goula
Corte
Corte
© Adrià Goula
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Igualada, Província de Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Somiatruites / Xavier Andrés Arquitecte" [Hotel Somiatruites / Xavier Andrés Arquitecte] 11 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948920/hotel-somiatruites-xavier-andres-arquitecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.