Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Rafaela Netto

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, IluminaçãoRestaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: mínima
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acasa Móveis, Accord Iluminação, Bella Iluminação, Coral, Elizabeth, Embramaco, Flórida Flores Permanentes, FulGrani, Help Clean, Ladrilhos Rochbeton, Magosil, PMC Ar Condicionado, Pertech, Piso de Pedra, Qcola, Quartzolit, Tok&Stok, Trimble Navigation, Veromibili, Yamato
  • Arquiteta Responsável: Carol Kaphan Zullo
  • Equipe De Projeto: Marcell Alencar, Lucas Pasqualini, Bernat Mas Claramunt, Lais Pitta
  • Gerenciamento De Obra: Lucas Pasqualini
  • Execução De Obra: Cassiano Reformas, Ivanildo Coelho, Adão de Jesus dos Santos
  • Aprovação: Armando Celli
  • Paisagismo: Miti Garden
  • Mobiliário Fixo: Estúdio Glória
  • Cliente: Alexandre Miqui
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alexandre Miqui, um experiente restaurateur, apresentou-nos um desafio: transferir seu restaurante para um novo local sem fechá-lo. Seu desejo era encerrar o expediente uma noite e reabrir no novo local no dia seguinte. A mudança deveria ocorrer no menor prazo possível, e a verba era limitada, por isso, desde o começo, reaproveitar materiais foi a palavra de ordem.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Imagem 19 de 22
Plan - Térreo
Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Pátio
© Rafaela Netto

O imóvel já havia abrigado outros restaurantes. Isso poupou-nos maiores alterações na planta e alguns ambientes sofreram apenas pequenas adaptações. A cozinha foi totalmente remodelada. Ela agora atende as necessidades da brigada na preparação de um cardápio inteiramente novo.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto
Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Imagem 21 de 22
Corte
Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

No salão, o bar foi realocado a fim de ganharmos uma fluidez maior na circulação. Sua nova e melhorada localização é junto à parede lateral direita do restaurante, sob o vazio proporcionado por um pé direito duplo encimado por uma clarabóia. Esta zona ganhou expressão e um ponto focal com uma estante de metal sob medida que avança parede acima.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

Uma árvore que dividia o espaço lateral foi transplantada para a entrada do restaurante. Seu pé direito duplo acentua a configuração do pátio interno onde os clientes são recebidos. Projetando-se sobre esta praça, o novo guarda-corpo do mezanino procurou evocar o clássicos balcões espanhóis vernaculares.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Rafaela Netto

Colocamos mesas na calçada com a intenção de fundir o pátio interno com a praça vizinha. Esse raro e belo pocket park é assinado por uma lenda da arquitetura paulistana. Uma premissa chave do projeto era a visão da Amauri retomando - e mesmo ampliando -a vida que teve outrora. Isso era especialmente importante pois, naquele momento, a rua ainda vivia uma baixa. Esta sofrendo pela ausência de muitos dos prestigiosos restaurantes que fizeram a sua fama.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

A fachada foi reorganizada para ficar mais limpa e leve. Ampliamos ao máximo as aberturas, garantindo maior integração interior-exterior e também proporcionando uma vista para o mezanino. Uma atenção especial foi dada aos revestimentos para que cada espaço tivesse sua própria identidade. Como toque final, adicionamos vegetação natural permanente e natural em diversos pontos, para trazer vida ao ambiente como um todo.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

O restaurante abriu no seu novo endereço após três dias e meio, pontualmente para o jantar. Não cumprimos a meta original do cliente mas, considerando o reúso de revestimentos, equipamentos, estofados e mobiliário da casa anterior, consideramos o resultado bastante aceitável. Para nossa sorte, o Alexandre também.

Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Amauri, Jardim Europa, São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restaurante Cebicheria / Mínima Arquitetura e Urbanismo" 02 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948842/restaurante-cebicheria-minima-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.