Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos

Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior, Vista AéreaMuseu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de ExteriorMuseu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de InterioresMuseu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de ExteriorMuseu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: SPRB Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Lorena Darquea, Mito Covarrubias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ATP, Cemex, Grupo Basica, Neko
  • Arquitetos Responsáveis: Laura Sánchez Penichet, Carlos Rodríguez Bernal
  • Colaboradores: Ricardo Valdivia, Lidia Nájera, Orlando Quintero, Cécile Bernicot, Víctor Tomás, Christina Gonnsen, Alberto Capilla, Margaux Lebègue, Camille Irazusta, Joao Teles, Sofía Contreras, Claudia Bucio.
  • Estruturas: Andrés Velasco – BEST Gdl
  • Construtora: Secretaría de Obra Pública del Estado de Guanajuato, IMIPE Celaya.
  • Cidade: Celaya
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Parque Ximhai é um grande espaço urbano que abriga principalmente atividades culturais e artísticas, mas também, compreende espaços para lazer e entretenimento. É um parque envolto pelo tecido urbano, que oferece grandes jardins e amplas vistas para seu interior, através de uma série de pequenos "pocket parks" localizados nas suas generosas calçadas. O objetivo desses pequenos parques é que eles sejam desfrutados a qualquer momento pelas pessoas da vizinhança, independentemente do horário de funcionamento do Museu Parque.  

Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Imagem 53 de 53
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Lorena Darquea

Todos os diferentes edifícios e espaços do museu parque foram gerados a partir da ideia de criar uma nova topografia que modela o solo existente, criando taludes ajardinados com vegetação e implantando os equipamentos por debaixo desses taludes, proporcionando diferentes enquadramentos e perspectivas que gerem interesse e expectativa para o público caminhar e se apropriar de todo o espaço. A topografia proposta é uma estratégia de costura entre as escalas urbanas muito diferentes que há no entorno, uma mediação entre edifícios altos com grandes superfícies, como os edifícios do Teatro Municipal, os hotéis e centros comerciais, e um bairro popular com um tecido urbano mais compacto. 

Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Mito Covarrubias
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Imagem 51 de 53
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorena Darquea

O Museu Parque Ximhai conta com uma série de equipamentos e zoneamentos para abarcar todos os tipos diferentes de atividades lúdicas e criativas que se propõe a fornecer e que a cidade tanto necessita. O edifício do museu é uma sequência de taludes artificiais que alojam, abaixo de suas coberturas verdes, as galerias de exposição e oficinas, em um percurso linear pontuado por uma série de aberturas zenitais e elementos ritmados na fachada aberta para o pátio central, com seus jardins e elementos d'água, onde também se encontra um café, abaixo de outro talude artificial. Além do museu, o parque também conta com zonas para jogos infantis, espaços de piquenique, um anfiteatro ao ar livre, um centro comunitário com espaço para oficinas e aulas, um mirante com vistas panorâmicas para o parque e para a cidade, além de sanitários, estacionamento, comércios e áreas com amplos jardins para contemplação. 

Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Mito Covarrubias
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Imagem 47 de 53
Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Mito Covarrubias

O projeto paisagístico propõe espécies endêmicas da região, tanto por sua adaptação já conhecida, quanto por seu baixo custo de manutenção e pouca necessidade de irrigação, e também por sua importância ambiental e caráter estético. Todos os taludes ajardinados funcionam como superfícies captadoras de água pluvial, que é conduzida a poços de absorção localizados nas esplanadas da entrada.

Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Mito Covarrubias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Celaya, Gto., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Parque Ximhai / SPRB Arquitectos" [Museo Parque Ximhai / SPRB Arquitectos] 02 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948774/museu-parque-ximhai-sprb-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.