Retiro JapoNeza / Fausto Terán

Retiro JapoNeza / Fausto Terán

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 33

  • Arquitetos: Fausto Terán
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, CASTEL, Cemex, Comex, Interceramic, Morpholio Trace
  • Arquiteto Responsável:Fausto Terán
  • Engenharia:Ricardo Libreros
  • Paisagismo:Constantino Saenus
  • Consultores:Michel Rojkind ,Yoshi Fukumori ,Julio Gómez ,Emannuel Piccault ,Sergio Guerrero
  • Colaboradores:Samantha Su - samsucuriel@gmail.com
  • Cidade:Atlangatepec
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O retiro JapoNeza foi projetado pelo cineasta Fausto Terán, que introduziu seus sentidos nesta incrível experiência. A apenas duas horas da Cidade do México, a casa é um belo conjunto, de onde se pode apreciar o formidável ponto de vista do cineasta.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O retiro JapoNeza é uma síntese do paralelismo, entre as culturas do Japão e do México, inspirada nas tradições arquitetônicas e espirituais (zen dentro da loucura mexicana). Do ponto de vista arquitetônico, foram utilizados materiais e sistemas construtivos da região, bem como seu tratamento e polimento. Uma mistura de técnicas japonesas antigas locais e técnicas contemporâneas de marcenaria foram empregadas e podem ser vistas em certas áreas da casa. "Shou-Sugi-Ban" é o nome dessa técnica que se refere à queima da madeira, de forma a preservá-la naturalmente e aumentar sua durabilidade. Outro conceito chave é o "Shinrin-Yoku", uma prática japonesa que consiste em uma imersão total na natureza, com o objetivo de melhorar a saúde, o bem-estar e a felicidade, compartilhando o espaço com cavalos, burros, cães e uma fauna selvagem como falcões, patos, corujas, coiotes, coelhos e cobras.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Corte Transversal
Corte Transversal
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A natureza, as vistas, o cânion, a lagoa, o projeto, as comodidades e os funcionários da comunidade vizinha fazem do JapoNeza não apenas um lugar de descanso, mas uma experiência sensorial. O retiro proporciona uma sensação de serenidade, paz e tranquilidade, ao oferecer espaços únicos, diferentes comodidades e espaços de descanso, leitura e contemplação. O terraço principal abriga uma jacuzzi de madeira ao ar livre e vista para a lagoa, com balanços e redes em toda a casa.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Corte Longitudinal
Corte Longitudinal
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Retiro JapoNeza / Fausto Terán" [JapoNeza retreat / Fausto Terán] 04 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948674/retiro-japoneza-fausto-teran> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.