Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa

Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, CozinhaEscritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, CozinhaEscritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, CozinhaEscritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, CozinhaEscritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Mais Imagens+ 33

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arthur Decor, Dalle Piagge, Davide Groppi (FAS Iluminação), Docol, Edel-Stein, Kiko Esquadrias, Local Pedras, Mabrotec, Mega Links Telecom, REKA, Securit, brigato esquadrias
  • Arquitetos Responsáveis: Rosário Pinho, André Scarpa
  • Execução: Marcondes Ferraz Engenharia e TKS Construções
  • Luminotécnica: Lux Projetos (Ricardo Heder)
  • Ar Condicionado: Arcomp
  • Instalações: Engeplot
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto contempla a reconfiguração de dois conjuntos de escritório que totalizam 212m2. Está localizado no último andar de um edifício no encontro da avenida Faria Lima com a alameda Gabriel Monteiro da Silva. Da cobertura acessível do edifício era possível ver uma faixa de telhas metálicas junto à fachada sudoeste. A retirada do forro dos conjuntos revelou uma pérgola existente que fazia parte do projeto original. Criou-se então uma clarabóia de vidro contínua no lugar das antigas telhas, proporcionando o aumento de luz natural só possível por tratar-se de conjuntos do último andar. Este novo espaço passou a contar com 3 fachadas envidraçadas, além do teto parcialmente iluminado pela clarabóia protegida por uma película de tela tensionada.

Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Scarpa
Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Imagem 34 de 38
Planta
Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Scarpa

Esta película é fixa e funciona para controle tanto térmico como de luminosidade. O piso em assoalho de jatobá foi clareado para aumentar a luminosidade, sem perder a resistência necessária a um espaço de uso de escritório. Optou-se por não utilizar forro em praticamente toda a área, uma vez que o pé direito do espaço é baixo, cerca de 2.45m sob as vigas estruturais. Estas vigas de concreto ficaram aparentes e foram pintadas de branco para potencializar a solução de iluminação indireta. Esta iluminação resolve-se com 8 luminárias de led tencionadas e que vencem toda profundidade do ambiente principal. Os sistemas de ar condicionado, som e cftv foram organizados nos 4 trechos mais estreitos entre vigas e seus encaminhamentos desembocam na parede revestida com painéis de viroc. Desta forma toda a infra estrutura de cabeamento do escritório fica absorvida evitando encaminhamentos aparentes na maior parte do ambiente.

Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© André Scarpa

Por trás deste plano de painéis foram localizados os sanitários, tendo sido previsto um deles a portadores de necessidades especiais. Em ambas as extremidades o recuo em relação a fachada permite acesso às copas dos conjuntos: uma com maior área de bancada, podendo funcionar como cozinha; e outra com maior espaço de armazenamento, ocultando uma cuba menor dentro de um dos armários. Nas duas laterais do espaço principal foram previstas estantes baixas compostas por módulos metálicos que alternam soluções de gaveta e porta basculante, permitindo diferentes formas de armazenamento.

Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores
© André Scarpa

As janelas receberam cortinas em tecido especial para controle de luminosidade sem impedimento da vista da parte baixa do jardim europa junto ao rio pinheiros. O espaço manteve as duas entradas existentes a partir do hall social, podendo voltar a ser dividido a qualquer momento, uma vez que todas as infra estruturas foram pensadas para poderem funcionar em conjunto ou separadamente. Privilegiou-se a integração dos espaços, evitando portas e divisórias desnecessárias e potencializando iluminação e ventilação naturais. O espaço amplo permite distanciamento adequado entre as mesas com várias possibilidades de configuração.

Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Scarpa
Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Imagem 38 de 38
Corte C
Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa - Fotografia de Exterior
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Brg. Faria Lima, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Faria Lima / Rosário Pinho + André Scarpa" 29 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948665/escritorio-faria-lima-andre-scarpa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.