Escritório Belotur / Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Mateus Castilho + Pedro Haruf

Escritório Belotur / Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Mateus Castilho + Pedro Haruf

© Jomar Bragança© Jomar Bragança© Jomar Bragança© Jomar Bragança+ 34

  • Arquitetos Responsáveis:Gabriel Castro, Marcos Franchini. Mateus Castilho e Pedro Haruf
  • Projeto Gráfico:Coletivo Alpendre (Gustavo Magno, Marcelo Dante, Thomaz Lanna)
  • Colaboração:Artur Lacerda, João Pedro Facury, Manuela Dolores, Thomáz Marcatto
  • Coordenação Belotur:Jordana Menezes
  • Projeto Paisagístico:Luiza Romeiro
  • Consultoria Luminotécnica:Julia Pimentel
  • Execução:RTW (Robson Torres)
  • Marcenaria:Máximo Móveis Personalizados (David Gurgel)
  • Mobiliário:Marelli, Artesian, Projeto +
  • Material Elétrico:Loja Elétrica
  • Climatização:Refrimaster
  • Produção De Sinalização:Atual Placas
  • Cidade:Belo Horizonte
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra da sede da Belotur consistiu na mudança da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte e seus 87 servidores para um novo espaço que abrigava, inicialmente o Banco de Minas Gerais, projeto de Rafaello Berti (1938). Trata-se de um edifício tombado pelo Conselho Municipal de Cultura em 2008 com estilo híbrido (inspiração clássica acadêmica e movimento modernista) em que sua entrada principal é bem marcada pelo recuo e discreta elevação. Destaca-se pelo pórtico que se eleva até o piso superior o que lhe confere monumentalidade e imprime o caráter nobre a essa edificação. (AP Cultural 2000)

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

O projeto foi desenvolvido de uma forma coletiva por uma equipe multidisciplinar que envolveu arquitetos e designers em contato intenso e contínuo com os usuários do futuro espaço de trabalho. Como método para auxiliar na organização das diferentes Assessorias, Diretorias, Gabinetes e Gerências, buscou-se estreitar o diálogo para alinhar a demanda e especificidades dos 21 setores por meio de entrevistas que foram fundamentais para a setorização dos espaços de trabalho. A proposta de ocupação lança mão do uso de cores para demarcar a distribuição adotada ao longo dos quatro pavimentos do edifício. Soluções aparentes de infraestrutura elétrica, iluminação e climatização bem como o uso de móveis com jardineiras e plantas são presentes em todos os espaços e conferem unidade à proposta que contou com consultorias de paisagismo e iluminação para qualificar os espaços de trabalho.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança
Axonometrica
Axonometrica
© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Destacam-se na intervenção a ressignificação e valorização os espaços já existentes no edifício: uma sala de reunião onde ficava o cofre do antigo banco, a proposta de trazer duas jabuticabeiras para ocupar o amplo hall de entrada, espaços de descompressão como o refeitório e o auditório que são flexíveis e, no quarto pavimento, o aquário construído em drywall com placas de compensado que abriga setores que exigem maior privacidade.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

O projeto gráfico buscou, através de uma leitura do edifício em si, explorar uma tipografia inspirada da proporção das janelas existentes no prédio. Foram desenvolvidas placas de sinalização, painéis e letreiros para demarcar ambientes além de superfícies com adesivos para regular o grau de opacidade de alguns espaços.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua dos Carijós, 166 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30120-060, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Belotur / Gabriel Castro (MOBIO Arquitetura) + Marcos Franchini + Mateus Castilho + Pedro Haruf" 03 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948647/escritorio-belotur-gabriel-castro-mobio-arquitetura-plus-marcos-franchini-plus-mateus-castilho-plus-pedro-haruf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.