Casa 6M / Jannina Cabal

Casa 6M / Jannina Cabal

© JAG Studio© JAG Studio© JAG Studio© JAG Studio+ 43

Samborondón, Equador
  • Arquitetos: Jannina Cabal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  570
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias :  JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Integral Iluminación, Nómada Cabinets, Window World
Mais informaçõesMenos informações
© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno irregular junto a um lago, no qual o sol de põe junto aos sons da natureza, está localizada a casa 6M. Sua arquitetura se adapta às condições impostas pela natureza e contribuí para criar sensações únicas. 

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

Enxergar a natureza através de muros de vidro para entende-la como parte de um todo era o objetivo principal deste projeto. Para isso buscou-se chegar em um desenho de linhas puras e qualificar os volumes para distinguir todos os elementos e liberar espaço interior, em resumo, simplificar ao máximo para apreciar a beleza da arquitetura e seu entorno, em toda a sua pureza. 

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

A casa se desenvolve no lado oeste do terreno, evitando, assim o sol da tarde e mantendo o interior fresco, além de também possibilitar a criação de um pátio lateral, protegido pelo primeiro elemento que se  vê ao adentrar no terreno, uma cerca viva, formada por um jardim. Esta vegetação que cria privacidade ao pátio, também se introduz na parte privativa da casa, nos jardins no entorno da construção e na área social com grandes janelas, compondo assim um dos três elementos que formam o conjunto que cria a identidade deste projeto: a vegetação, a garagem com revestimento metálico escuro e a própria casa revestida de pedra. 

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

Uma entrada marcada por um portão metálico dirige as pessoas a um hall exterior localizado sobre uma ponte em cima de uma lagoa, o qual dá acesso ao interior da casa. A lagoa, com suas linhas sinuosas, rompe com a ortogonalidade dos volumes que formam a residência, duas formas com alturas diferentes, ritmicamente conectadas por linhas horizontais e por suas fachadas em pedra e elementos metálicos. 

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

A pedra natural, o metal, o concreto e o vidro são os materiais sóbrios e nobres que dão identidade aos espaços, todos organizados em uma planta majoritariamente térrea, a não ser pela lavanderia que está localizada no andar superior, disfarçada pelo volume para não perder a horizontalidade.

© JAG Studio
© JAG Studio

O coração da casa é onde ficam a cozinha, a sala de jantar e a sala de televisão, com vista para os jardins. Este espaço é o grande separador entre as três zonas da casa, as partes de manutenção, a parte dos dormitórios e a área social. Essas zonas são conectadas visualmente pelo pátio lateral. O objetivo final do projeto era alcançar espaços de vida tanto no seu interior quanto no exterior, onde cada área apresente uma experiência sensorial única. Os espaços foram localizados pensando em como aproveitar os ventos e sol, por exemplo, a casa recebe de forma fascinante as últimas horas do sol, quando os raios laranjas e amarelos entram diagonalmente pelas aberturas nas áreas sociais.

© JAG Studio
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 6M / Jannina Cabal" [Casa 6M / Jannina Cabal] 01 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948639/casa-6m-jannina-cabal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.