Apartamento Lido 501 / Atelier Aberto Arquitetura

Apartamento Lido 501 / Atelier Aberto Arquitetura

© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Agratto, AutoDesk, Continente Inox, Decortiles, Eliane, Gilson Golombieski, Graphisoft SE, Hommi, Imports, Marcel Dallagnol, Max Forte, Muma, Ondo, Persol, Ralo Linear Elleve, Santa Luzia, Tok&Stok, Trimble Navigation
  • Arquiteto Líder:Renata Beck
  • Arquiteto Colaborador:Rafael Guadagnini
  • Cidade:Porto Alegre
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento de apenas 30m², paredes em ângulo e uma planta baixa bastante irregular, um dia foi um quarto de hotel. No centro histórico de Porto Alegre, o Hotel Lido foi por anos uma referência para quem buscava uma acomodação próxima da Praça da Matriz e do Mercado Público da capital. No entanto, a nova demanda por apartamentos pequenos fez desse hotel um coliving.

O cliente buscou o escritório com objetivo de transformar o seu investimento, o pequeno apartamento, em acomodação temporária tipo Bed and Breakfast, mas que comportasse também as necessidades de uma moradia menos provisória, caso necessário. O antigo quarto de hotel deveria comportar uma cama de casal, sofá-cama, armário, mesa de trabalho, cozinha e banheiro.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Planta
Planta
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O desafio de deixar o espaço mais regular foi a premissa inicial do escritório. A busca por linhas paralelas resultou no conceito do projeto. Um grande armário, que se resume em um volume branco multifuncional, esconde o “zigue-zague” da planta e comporta banheiro, cozinha, além de espaço para roupas e mantimentos. Alinhado a este volume, a iluminação, em perfilado industrial liso pintado de preto e spots direcionáveis, acompanha o principal fluxo do apartamento, conformando um “L” e iluminando a passagem.

Isométrica 01
Isométrica 01
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

As prateleiras à direita de quem entra comportam a televisão, plantas, livros e objetos de decoração. A janela, que dá para a rua e para a fachada frontal do edifício, foi suprida por um “marco” de madeira, que dá acabamento às paredes descascadas e um cortineiro com uma prateleira acompanhando toda a parede da janela. Essa prateleira foi concebida para acomodar plantas, que trariam um pouco de verde para dentro de casa, já que do lado de fora a selva de pedras do casco histórico de Porto Alegre é o que predomina.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lido 501 / Atelier Aberto Arquitetura" 29 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948593/apartamento-lido-501-atelier-aberto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.