Loja Ryzí / Pistache Ganache

Loja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Mesa, CadeiraLoja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de InterioresLoja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, BanheiroLoja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, CadeiraLoja Ryzí / Pistache Ganache - Mais Imagens+ 18

  • Equipe De Projeto: André Romitelli, Martina Brusius, Fernanda Zanetti
  • Engenharia: Hauz Engenharia
  • Cliente: Luiza Mallmann
  • Cidade: Cidade Jardim
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores
© Felco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bernardo é quase árvore.
Silêncio dele é tão alto que os passarinhos ouvem
de longe
E vêm pousar em seu ombro.
Seu olho renova as tardes.
Guarda num velho baú seus instrumentos de trabalho;
1 abridor de amanhecer
1 prego que farfalha
1 encolhedor de rios - e
1 esticador de horizontes.
(Bernardo consegue esticar o horizonte usando três
Fios de teias de aranha. A coisa fica bem esticada.)
Bernardo desregula a natureza:
Seu olho aumenta o poente.
(Pode um homem enriquecer a natureza com a sua
Incompletude?)
Manoel de Barros.

O projeto da primeira loja da marca de bolsas Ryzí surgiu a convite da diretora criativa da marca, Luiza Mallmann, que deu carte-blanche para a dupla de arquitetos criarem o novo ecossistema para os produtos da marca. Derivado de uma obsessão do Atelier Pistache Ganache de revestir objetos e cadeiras com carpete, o projeto da loja cria um ambiente integrado pelo uso único deste material que reveste todas as superfícies da loja. Criamos um plano contínuo que unifica todas as superfícies da loja: o piso que se transforma em paredes que se transformam em teto por sua vez. 

Loja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta, Escada, Janela
© Felco
Loja Ryzí / Pistache Ganache - Imagem 21 de 23

Este plano contínuo que envelopa todas as superfícies da loja é estampado por um degradê azul que se dissipa delicadamente para o branco, formando um horizonte, que muitas vezes se esconde dentro dos shoppings e centros comerciais. Esta noção de céu e horizonte é muito importante para nós, pois nesses espaços perdemos a referência da passagem dos dias, e com esta estampa retomamos o céu como plano de fundo para a loja. Também encontramos nesta solução um modo de expandir a percepção do espaço da loja, ao eliminar as quinas e ângulos retos. 

Loja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira, Chuveiro
© Felco
Loja Ryzí / Pistache Ganache - Imagem 23 de 23

Este material causa impacto visual em quem passa não somente pela cor, mas também pela textura do carpete, material aplicado de modo engenhoso. Para obtermos a aprovação do corpo de bombeiros tivemos que comprovar que o material era ignifugante, ou seja, repele o fogo, e portanto, tivemos que prever uma camada de um revestimento de proteção passiva ao fogo para a liberação da obra.

Loja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Felco

O horizonte esticado serve de pano de fundo para as bolsas flutuarem suspensas pelos suportes delgados presos ao teto. Estes suportes, de tão delicados, dançam quando o consumidor retira ou coloca o objeto para manuseá-lo. Na outra parede, os módulos expositores são flexíveis, estando fixados por um sistema de trilhos embutidos na parede, permitindo muitas combinações de produtos com diversas dimensões.

Loja Ryzí / Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Fachada
© Felco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Magalhães de Castro, 12.000 - Cidade Jardim, São Paulo - SP, 05502-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Ryzí / Pistache Ganache" 28 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948490/loja-ryzi-pistache-ganache> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.