Edifício Frei Pedro / Filipe Pina

Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de InterioresEdifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaEdifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de InterioresEdifício Frei Pedro / Filipe Pina - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Filipe Pina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aleluia Cerâmicas, Efapel, Ofa, Sanitana
  • Equipe De Projeto: Filipe Pina, Diana Cruz
  • Engenharia: Ricardo Pereira
  • Construção: MPS
  • Cidade: Guarda
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Frei Pedro é um edifício com apenas 40m2 de implantação, outrora constituído por 3 pisos devolutos e em estado de quase ruína, localizado em zona privilegiada do centro histórico da cidade da Guarda. A construção original, datada do final do século XIX, caracteriza-se como uma construção tradicional ur- bana, onde somente o alçado sul confronta com o espaço público. Por outro lado, o alçado norte, volta- se para um saguão exíguo e insalubre, partilhado também por outras construções.

Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores
© João Morgado
Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Imagem 9 de 10
Corte
Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© João Morgado

Por exigências regulamentares, manteve-se o alçado original do edifício e optou-se por se evidenciar e demarcar a ampliação, recorrendo ao uso de soletos de ardósia. No interior as cores claras contribuíram para maximizar os limites construídos e desobstruir visualmente o espaço reduzido. Os acabamentos humildes procuram retratar a história das vivências passadas. Impôs-se alguma complexidade e interesse num projeto com claras limitações.

Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores
© João Morgado

A geometria regular do edifício existente e da Arquitectura que o caracteriza, são duas curvas, perfeitas e elegantes, que acompanham as escadas de acesso aos espaços habitacionais, que valorizam a es- cala do edifício, ao mesmo tempo que democratizam as diferentes áreas que o constituem. Áreas estas que resultam num espaço comercial no piso 0, um T0 no piso 1 voltado para o jardim público a sul e um duplex de áreas reduzidas nos pisos superiores.

Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Interiores
© João Morgado

Da preservação e requalificação do objecto já construído, surge a ampliação proposta que, não só vem harmonizar a frente urbana, como vem proporcionar novas vivências ao edifício, adaptadas às exigên- cias actuais.

Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Imagem 10 de 10
Alçado

Edifício Frei Pedro / Filipe Pina - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guarda, 6300, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Frei Pedro / Filipe Pina" 22 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948183/edificio-frei-pedro-filipe-pina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.