Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade

Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 2 de 34Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 3 de 34Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 4 de 34Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 5 de 34Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Mais Imagens+ 29

Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 8 de 34
Cortesia de Jorge Andrade

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estúdio Desmontável foi projetado com o objetivo de criar um espaço de trabalho temporário que usasse materiais reaproveitados como madeira, aço e vidro. Foi concebido como um projeto que se materializa a partir de elementos existentes reutilizados, mas que mantém características estruturais, funcionais e formais que podem ser reaproveitadas em um novo projeto. O terreno em que foi implantado o projeto estava em desuso, e foi emprestado para o Estúdio, ganhando novo valor com a construção da estrutura.

Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 10 de 34
Cortesia de Jorge Andrade
Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 23 de 34
Planta - Pavimento Térreo
Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 17 de 34
Cortesia de Jorge Andrade

Por conta desse empréstimo do terreno, o projeto do estúdio foi pensado como um elemnto desmontável e móvel, de forma que fosse possível remontá-lo em outra localização. O processo de projeto foi baseado  na busca por otimizar o uso de cada material disponível e também na possibilidade de ser rapidamente autoconstruído, mesmo com mão de obra não qualificada. O tempo de construção é menos de um mês. 

Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 3 de 34
Cortesia de Jorge Andrade

Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 2 de 34
Cortesia de Jorge Andrade

A estrutura consiste na combinação de pilares de aço e vigas de madeira, as quais foram reaproveitadas de edifícios antigos que foram reformados. O fechamento é feito por painéis de OSB, que eram, originalmente, prateleiras de lojas. Também usou-se painéis de OSB para as mesas. Lajes de andaimes funcionam como prateleiras para livros, enquanto as madeiras de pallets são usadas como parte do revestimento externo, na parte superior das paredes, contrastando com as cores das madeiras. O resultado final é uma construção ecologicamente consciente que tira vantagem dos recursos existentes, promovendo conforto e espaços de qualidade para seus usuários. 

Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade - Imagem 15 de 34
Cortesia de Jorge Andrade

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Desmontável / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade" [Demountable Studio / Jorge Andrade Benítez + Jorge Guillermo Andrade] 28 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948123/estudio-desmontavel-jorge-andrade-benitez-plus-jorge-guillermo-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.