Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 6 de 26Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 7 de 26Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 8 de 26Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 1 de 26Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Mais Imagens+ 21

  • área Do Lote: 882,90 m²
  • área Construída: 768,74 m²
  • Cidade: Saitama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 18 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

Descrição enviada pela equipe de projeto. A taxa de natalidade no Japão está em declínio constante, resultando na diminuição proporcional do número de filhos, e por consequência de irmãos em cada família. Como resultado,  a habilidade de relacionamento e conexões entre as crianças de diferentes idades é impactada.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 2 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

Tais fatores resultam em um desenvolvimento complexo, fazendo com que a comunicação entre as crianças seja limitada. O projeto está localizado em uma região onde essa tendência pode ser notada. 

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 3 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

A planta baixa foi pensada de forma a promover a sensação de que todos estão juntos o tempo todo, utilizando o conceito-chave de conexão. Um espaço foi dedicado para facilitar a interação dos alunos com os moradores da região e os ex-alunos, além de dispor de jardins classificados por faixa etária, que são visualmente acessíveis aos alunos de outras idades.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 5 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

Toda a estrutura foi projetada com o intuito de promover a interação direta e indireta com a natureza, mesmo se o usuário esteja envolvido com outra atividade. A creche é um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento da comunicação e respeito pelos outros.

A forma geral do complexo se assemelha a pequenas cabanas dispostas ao longo da margem do rio, uma tentativa de resgatar o antigo cenário da região.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 10 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

As coberturas foram interligadas e possuem inclinação de acordo com a orientação solar e função espacial. A irregularidade da altura do telhado desperta a curiosidade das crianças.

O volume do refeitório se destaca pelas estratégias climáticas, o vento sopra por uma faixa lateral alta conectada pela cobertura, configurando um espaço confortável e iluminado.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 21 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

O espaço criado pela conexaão dos volumes é utilizado como pátio e os jardins infantis entre os volumes têm classificação etária. A largura do pátio foi definida de acordo com a manutenção da privacidade, mantendo a ligação visual entre as crianças dentro e fora. Os sanitários, a biblioteca, o refeitório e o berçário estão todos ligados ao pátio, que funciona como seu mediador, estabelecendo as relações cotidianas.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 13 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

Os jardins, não são apenas segmentados pela diferença etária, mas também permitem que as crianças tenham visibilidades aos demais colegas a partir de diferentes setores. O objetivo foi criar um ambiente onde as crianças de outras idades ou da mesma idade aprendam juntas.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 6 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

A planta do projeto visa não apenas promover a comunicação entre as crianças, mas entre todos, incluindo os professores.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 22 de 26
Planta

Um espaço próximo ao acesso, que faz referência a imagem do antigo café à beira do rio, permite aos usuários um espaço onde todos possam relaxar, sem tirar os sapatos. É um lugar onde os pais e a creche, assim como o entorno e as crianças, possam se comunicar.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 8 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

A partir das estratégias empregadas, asseguramos que o projeto promove o desenvolvimento da comunicação, e aguardamos para ver seu impacto no futuro das crianças.

Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Imagem 14 de 26
© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saitama, Saitama Prefecture, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche ST / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro" [ST Nursery / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro] 29 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948093/creche-st-hibinosekkei-plus-youji-no-shiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.