Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 2 de 31Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 3 de 31Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 4 de 31Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 5 de 31Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  696
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Janez Marolt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Elan oprema, Lesing, Lesoteka Hiše, Schrack
  • Arquitetos Responsáveis: Jure Kotnik, Andrej Kotnik
  • Cliente: Municipality of Slovenj Gradec
  • Construtores: CBD, d.o.o
  • Climatização: FIMA, d.o.o
  • Instalações Elétricas: EPNS d.o.o
  • Projeto De Paisagismo: Jure Kotnik, Robert Lenart
  • Vigilância: Manja Podpečan, Saša Šuhel
  • Coordenação Cliente: Natalija Knez, Ivica Vaukan
  • Eficiência Energética: EUTRIP d.o.o.
  • Construção Em Madeira: Lesoteka Hiše d.o.o.
  • Cidade: Podgorje
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 4 de 31
© Janez Marolt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância e escola TimeShare está localizado na área central de Podgorje, um pequeno vilarejo esloveno, e funciona como uma extensão da escola primária existente. A particularidade deste jardim de infância é sua abordagem com uma planta aberta, com áreas de lazer unificadas que ocupam até 85% de toda a superfície. No espaço, as crianças são incentivadas a serem fisicamente e socialmente ativas, com uma série de elementos de design. Um deles é a estrada sinuosa entre as brinquedotecas, que conecta visualmente diferentes espaços e convida as crianças a segui-la (caminhar, correr, andar de patinete ou bicicleta). Sinais de trânsito especiais foram projetados, encorajando as crianças a imitar os movimentos de um animal específico (borboleta, caranguejo, lagarto, etc.) e ir rápido (chita) ou lentamente (caracol). Vários recantos temáticos (cerca de 42), quadros negros, equipamentos esportivos de todos os tipos e a acessibilidade dos equipamentos incentivam as crianças a serem ativas, descobrindo e perseguindo suas paixões. Pequisas indicam que este conceito de integração em jardins de infância aumenta o contato social em mais de duas vezes, no espaço, o acesso das crianças aos equipamentos triplicou e a atividade física é sete vezes maior que a de seus colegas em jardins de infância tradicionais da região.

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 10 de 31
© Janez Marolt
Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 20 de 31
Planta
Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 3 de 31
© Janez Marolt

As brinquedotecas foram intencionalmente projetadas de forma diferenciada para acomodar interesses diferentes, sendo fechadas e dedicadas a hora do sono e atividades que exigem um alto nível de concentração. O conceito aberto promove uma excelente cooperação entre os professores e permite que as crianças brinquem com seus amigos, com interesses comuns, independentemente da idade.

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 5 de 31
© Janez Marolt

O exterior do jardim de infância também foi adaptado aos seus usuários, com uma série de elementos lúdicos na fachada. A parede da fachada oeste possui um gráfico de crescimento com alturas típicas de animais selecionados, já os segmentos de parede que interrompem o lado sul envidraçado do jardim de infância são cobertos por quadros-negros, para que as crianças possam rabiscar e desenhar, além de também possuir uma parede de escalada lateral.

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 11 de 31
© Janez Marolt

Um dos espaços do projeto é a sala de aula dedicada aos alunos da primeira série do ensino fundamental. Sua característica marcante são os elementos de design que efetivamente ajudam as crianças a adquirir diferentes tipos de conhecimento. Um exemplo é o medidor de ângulo do piso próximo à porta, que indica vários ângulos conforme a abertura da porta, ou pinturas de teto com elementos geométricos. Cada cadeira da sala de aula tem letras brancas presas ao encosto, ajudando as crianças a aprender passivamente as letras maiúsculas e minúsculas.

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 26 de 31
Diagrama
Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 23 de 31
Diagrama

A construção foi concebida como um edifício eficiente energeticamente, classificado na categoria B2, com um consumo médio de energia de 33 kWh / m² por ano. O baixo consumo de energia deve-se principalmente à boa orientação solar com aberturas voltadas para o sul, janelas com uma boa vedação e uma camada de isolamento de fachada eficiente. A construção de toda uma parede com madeira local garante o mais alto padrão de construção sustentável. Elementos pré-fabricados de madeira foram montados e todo a construção, incluindo o playground, concluído em apenas 21 semanas.

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 6 de 31
© Janez Marolt

Lesoteka Hiše forneceu a construção em madeira laminada cruzada (CLT), que permitiu uma montagem rápida - todo o edifício foi construído em apenas 21 semanas. A abundância de madeira no interior proporciona não apenas um ambiente natural aconchegante, mas também coloca as crianças em contato direto com este material de construção ideal na área alpina.

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik - Imagem 14 de 31
© Janez Marolt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2381 Podgorje, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik" [Podgorje TimeShare Kindergarten and School / Arhitektura Jure Kotnik] 25 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948012/jardim-de-infancia-e-escola-podgorje-timeshare-arhitektura-jure-kotnik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.