Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik

Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik

© Janez Marolt © Janez Marolt © Janez Marolt © Janez Marolt + 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  696
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Janez Marolt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Elan oprema, Lesing, Lesoteka Hiše, Schrack
  • Arquitetos Responsáveis:Jure Kotnik, Andrej Kotnik
  • Cliente:Municipality of Slovenj Gradec
  • Construtores:CBD, d.o.o
  • Climatização:FIMA, d.o.o
  • Instalações Elétricas:EPNS d.o.o
  • Projeto De Paisagismo:Jure Kotnik, Robert Lenart
  • Vigilância:Manja Podpečan, Saša Šuhel
  • Coordenação Cliente:Natalija Knez, Ivica Vaukan
  • Eficiência Energética:EUTRIP d.o.o.
  • Construção Em Madeira:Lesoteka Hiše d.o.o.
  • Cidade:Podgorje
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© Janez Marolt
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância e escola TimeShare está localizado na área central de Podgorje, um pequeno vilarejo esloveno, e funciona como uma extensão da escola primária existente. A particularidade deste jardim de infância é sua abordagem com uma planta aberta, com áreas de lazer unificadas que ocupam até 85% de toda a superfície. No espaço, as crianças são incentivadas a serem fisicamente e socialmente ativas, com uma série de elementos de design. Um deles é a estrada sinuosa entre as brinquedotecas, que conecta visualmente diferentes espaços e convida as crianças a segui-la (caminhar, correr, andar de patinete ou bicicleta). Sinais de trânsito especiais foram projetados, encorajando as crianças a imitar os movimentos de um animal específico (borboleta, caranguejo, lagarto, etc.) e ir rápido (chita) ou lentamente (caracol). Vários recantos temáticos (cerca de 42), quadros negros, equipamentos esportivos de todos os tipos e a acessibilidade dos equipamentos incentivam as crianças a serem ativas, descobrindo e perseguindo suas paixões. Pequisas indicam que este conceito de integração em jardins de infância aumenta o contato social em mais de duas vezes, no espaço, o acesso das crianças aos equipamentos triplicou e a atividade física é sete vezes maior que a de seus colegas em jardins de infância tradicionais da região.

© Janez Marolt
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Planta
Planta
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As brinquedotecas foram intencionalmente projetadas de forma diferenciada para acomodar interesses diferentes, sendo fechadas e dedicadas a hora do sono e atividades que exigem um alto nível de concentração. O conceito aberto promove uma excelente cooperação entre os professores e permite que as crianças brinquem com seus amigos, com interesses comuns, independentemente da idade.

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O exterior do jardim de infância também foi adaptado aos seus usuários, com uma série de elementos lúdicos na fachada. A parede da fachada oeste possui um gráfico de crescimento com alturas típicas de animais selecionados, já os segmentos de parede que interrompem o lado sul envidraçado do jardim de infância são cobertos por quadros-negros, para que as crianças possam rabiscar e desenhar, além de também possuir uma parede de escalada lateral.

© Janez Marolt
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Um dos espaços do projeto é a sala de aula dedicada aos alunos da primeira série do ensino fundamental. Sua característica marcante são os elementos de design que efetivamente ajudam as crianças a adquirir diferentes tipos de conhecimento. Um exemplo é o medidor de ângulo do piso próximo à porta, que indica vários ângulos conforme a abertura da porta, ou pinturas de teto com elementos geométricos. Cada cadeira da sala de aula tem letras brancas presas ao encosto, ajudando as crianças a aprender passivamente as letras maiúsculas e minúsculas.

Diagrama
Diagrama
Diagrama
Diagrama

A construção foi concebida como um edifício eficiente energeticamente, classificado na categoria B2, com um consumo médio de energia de 33 kWh / m² por ano. O baixo consumo de energia deve-se principalmente à boa orientação solar com aberturas voltadas para o sul, janelas com uma boa vedação e uma camada de isolamento de fachada eficiente. A construção de toda uma parede com madeira local garante o mais alto padrão de construção sustentável. Elementos pré-fabricados de madeira foram montados e todo a construção, incluindo o playground, concluído em apenas 21 semanas.

© Janez Marolt
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Lesoteka Hiše forneceu a construção em madeira laminada cruzada (CLT), que permitiu uma montagem rápida - todo o edifício foi construído em apenas 21 semanas. A abundância de madeira no interior proporciona não apenas um ambiente natural aconchegante, mas também coloca as crianças em contato direto com este material de construção ideal na área alpina.

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Localização do Projeto

Endereço:2381 Podgorje, Eslovênia

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância e Escola Podgorje TimeShare / Arhitektura Jure Kotnik" [Podgorje TimeShare Kindergarten and School / Arhitektura Jure Kotnik] 25 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948012/jardim-de-infancia-e-escola-podgorje-timeshare-arhitektura-jure-kotnik> ISSN 0719-8906

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