Casa Zen / HAO Design

Casa Zen / HAO Design - Imagem 1 de 47
© Hey!Cheese

Casa Zen / HAO Design - Imagem 2 de 47Casa Zen / HAO Design - Imagem 3 de 47Casa Zen / HAO Design - Imagem 4 de 47Casa Zen / HAO Design - Imagem 5 de 47Casa Zen / HAO Design - Mais Imagens+ 42

Gaoxiong, Taiwan
  • Arquitetos de interiores: HAO Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  183
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hey!Cheese
Casa Zen / HAO Design - Imagem 7 de 47
© Hey!Cheese

Descrição enviada pela equipe de projeto. Experimentar o “Zen” no estilo de vida começa aprendendo a apreciar o DNA de cada material: o sentido do tempo transmitido pelos anéis das árvores, as texturas das pinceladas refletidas nos materiais de revestimento ou talvez a resiliência demonstrada pelo aço retorcido. Por meio do projeto, criamos um efeito emocional que está em harmonia com o estado de espírito do cliente.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 19 de 47
© Hey!Cheese

Este projeto está localizado na 16ª Zona Especial Agrícola da cidade de Kaohsiung, em Taiwan, perto do Parque Riverbank, do distrito comercial e de uma galeria de arte. É a área residencial ideal para cultura e educação. Os proprietários são um casal, ambos médicos, que vivem com as duas filhas. O marido prefere o estilo Zen simples e a esposa prefere o estilo nórdico, simples e natural. A filha mais velha é extrovertida e ativa, enquanto a filha mais nova é gentil e tranquila. Os proprietários desejam criar um parque infantil ideal para as suas filhas brincarem em casa.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 47 de 47
Planta

HAO Design observou que a casa tem a vantagem da luz solar direta em todas as direções, mas o layout existente é muito fragmentado. Após considerar a frequência de uso de cada cômodo, decidimos remover dois ambientes e reorganizar a casa em um layout 2+1. Uma porta deslizante é usada para ampliar o espaço comum de forma flexível. Quando a porta está fechada, a sala multifuncional pode ser privada o suficiente para ser usada como quarto de hóspedes. Também transformamos o terceiro banheiro em um vestiário para aumentar o espaço de armazenamento.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 5 de 47
© Hey!Cheese

No passado, o arquiteto Ch’en Hung-Wen costumava usar o método de "funções compartilhadas" para fornecer uma sensação diversificada de estilo de vida a um espaço pequeno. Para garantir que esta casa seja suficientemente espaçosa, ele dividiu as áreas funcionais em sala de estar, mesa de jantar, bar, escrivaninha e sala de lazer. A cama de tatame tem uma almofada de dez centímetros de espessura.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 16 de 47
© Hey!Cheese

O mais interessante é o desenho da sala multifuncional e do quarto das crianças. Essas duas áreas não são divididas por uma parede sólida, mas por um grande guarda-roupa instalado de maneira semelhante a uma base secreta. O guarda-roupa possui uma porta redonda em tons pastéis que leva a um túnel. Portas de diferentes formatos podem ser intercaladas para cima e para baixo de forma flexível, a fim de ajustar livremente a posição de entrada e saída da sala. Os puxadores das chapas suspensas são instalados sob o teto para transformar o guarda-roupa em uma plataforma de visualização que pode ser fechada ou aberta à vontade. As funções dinâmicas evocam a alegria de brincar de esconde-esconde.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 12 de 47
© Hey!Cheese

Para alcançar um efeito visual acessível e prático, o piso do átrio utiliza ladrilhos de pedra cinza e a tela é feita em ferro trançado. Há ladrilhos de ardósia escura atrás do piano. Três objetos de madeira são colocados ao lado da cozinha. Alguns forros são ornamentados com uma grade linear para criar um estilo Zen refinado.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 31 de 47
© Hey!Cheese

O mobiliário (vidros, tampos de mesa, estantes, armários e prateleiras) aproveita ao máximo a madeira maciça. A estante na sala de estudo foi projetada para enfatizar a sensação de volume e aconchego em uma casa de família.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 9 de 47
© Hey!Cheese

As portas deslizantes de quatro folhas controlam a abertura do espaço público comum usando gesso de estilo italiano Kirby e papel de parede em tom pastel. Com diferentes combinações de abertura e fechamento, três expressões espaciais podem ser criadas junto com a parede sólida de cimento. Apresentando um revestimento especial de textura rústica e móveis artesanais, uma casa elegante e casual é projetada.

Casa Zen / HAO Design - Imagem 23 de 47
© Hey!Cheese

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zen / HAO Design" [Innocence in Zen / HAO Design] 22 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948006/casa-zen-hao-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.