Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 2 de 32Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 3 de 32Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 4 de 32Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 5 de 32Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4757
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artek, Comex, Grupo Arca, Levira, Optilux, Patra, Porcelanosa Grupo, Vitra
  • Arquiteto Encarregado: Javier Sordo Madaleno Bringas
  • Diretor De Arquitetura: Javier Sordo Madaleno de Haro
  • Diretor De Interiores: Nadia Borrás
  • Gerente De Interiores: Miguel Ángel Peña Navarro
  • Equipe De Interiores: Maite Sánchez, Ainoha Etchegaray, Marco Menéndez
  • Coordenação De Engenharia: Marcos Hernández
  • Equipe De Engenharia: José Eduardo Hernández
  • Marketing E Meios: Rosalba Rojas, Daniela Cruz, Daniela Rosas
  • Engenharia De Sistemas E Instalações Especiais: INNOVATIVE DESIGNS - Fernando Merino
  • Consultor De Iluminação: SYSEE - Hugo Rosales
  • Construção: SMC
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 5 de 32
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A história de Sordo Madaleno passa por mais de 8 décadas de arquitetura, desenho e cidade. Depois de hospedar o escritório desde os anos 1980 no endereço Reforma 2076, em Lomas de Chapultepec, Cidade do México, o crescimento contínuo da equipe de colaboradores em nosso escritório de arquitetura (SMA) e nossa empresa de empreendimentos imobiliários (GSM) demandou a redefinição, projeto e construção de uma nova sede.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 3 de 32
© Rafael Gamo
Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 27 de 32
Planta - Terceiro Pavimento
Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 12 de 32
© Rafael Gamo

Estrategicamente localizadas em um dos mais importantes pólos econômicos e culturais da Cidade do México (Nuevo Polanco), as novas sedes foram projetadas e desenvolvidas por nossa própria equipe de Design de Interiores, levando o projeto corporativo a um nível mais desafiador por sermos o nosso próprio cliente. Entre os desafios a serem enfrentados estava a nova dinâmica de trabalho e a transição mental corporativa, sendo este o eixo norteador do projeto e do planejamento operacional, tendo as diferentes áreas da Sordo Madaleno Arquitetos e do Grupo Sordo Madaleno centralizadas em um só lugar.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 14 de 32
© Rafael Gamo

O terceiro e quinto pavimentos da Torre Corporativa Antara II - projeto próprio da SMA - abrigam as áreas estrategicamente divididas de ambas as empresas de Sordo Madaleno. O entendimento de que um ambiente corporativo semelhante a uma empresa com mais de 300 funcionários era necessário não nos encaminhou a modificar o ambiente de trabalho existente, o que incentiva cada funcionário a se apropriar de seu espaço de trabalho e se sentir confortável.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 26 de 32
© Rafael Gamo

Vários ambientes funcionando em harmonia para o desenrolar das diferentes atividades de trabalho aparecem em cada novo espaço colaborativo, através da inclusão de um mobiliário funcional e ergonômico. A recriação destes ambientes dentro de um local de dimensões maiores levou ao uso de materiais neutros e aparentes em todas as superfícies, com a intenção de transmitir uma essência acolhedora através de tons sóbrios, equilibrados e atemporais em móveis, pisos e revestimentos.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 21 de 32
© Rafael Gamo

Um elemento protagonista conecta visual e fisicamente todo o projeto corporativo, uma escada branca helicoidal que atua como uma escultura central no pé direito triplo que acompanha a recepção no pavimento inicial, um grande espaço de reunião de pé direito duplo no quarto pavimento, e a sala de conselho no último pavimento.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 17 de 32
© Rafael Gamo

Graças à configuração da fachada e os serviços que existem na torre, é possível aproveitar de vistas a Miguel de Cervantes Saavedra na fachada norte e para o corredor central de Antara Fashion Hall e o skyline de Polanco na fachada sul. Esta condição permite acomodar os espaços de trabalho no perímetro de ambos os extremos sem perder iluminação natural e com a possibilidade dessas vistas agradáveis para o exterior.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 11 de 32
© Rafael Gamo
Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 31 de 32
Corte em Perspectiva
Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 9 de 32
© Rafael Gamo

O pavimento inicial conforma, além do lobby principal, as diferentes áreas administrativas do SMA, um refeitório corporativo e uma varanda como parte dos serviços para os colaboradores e, em um volume extrudado da torre, duas salas de reunião.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 15 de 32
© Rafael Gamo

Concentrando mais de 120 arquitetos no quarto pavimento, o escritório de arquitetura e desenho de interiores em uma planta aberta de trabalho, com salas privadas para os diretores de projeto e espaços de trabalho colaborativo, reunião e impressão no centro da planta. No último pavimento estão as áreas administrativas do GSM com escritórios privados para os diretores da área, assim como três salas de reunião. Neste mesmo andar está a área da presidência da empresa, que acomoda os quatro escritórios de gestão principais na fachada sul e a sala de conselho ao norte.

Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos - Imagem 13 de 32
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos" [Oficinas SMA-GSM / Sordo Madaleno Arquitectos] 21 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947960/escritorios-sma-gsm-sordo-madaleno-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.