Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group

Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Exterior, FachadaEscola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores, FachadaEscola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de InterioresEscola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Mais Imagens+ 34

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Raul Roque Figueiredo, Alexandre coelho Lima, Mauel Vilhena Roque
  • Arquitetos Colaboradores: João Couto, João Carvalho, André Malheiro, Isabel Rodrigues, Luís Guimarães, Hélio Pinto
  • Projeto De Fundações: Projegui
  • Instalações Hidráulicas: Projegui
  • Instalações Mecãnicas: Layout
  • Instalações Eléctricas: Feris
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Exterior, Urbano
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola  situa-se próxima do centro da vila das Taipas, numa área urbana já consolidada e foi construída a partir de uma outra escola existente que veio a ser demolida na sua totalidade. Nesse sentido, a intervenção proposta visava, não apenas a substituição das antigas instalações escolares, edificadas a partir de um esquema totalmente disfuncional e que há muito deixaram de reunir as condições mínimas para a prática do ensino e da aprendizagem, propondo também a requalificação e ordenamento de todo o espaço que se encontra dentro dos limites do terreno, com o desenho dos seus espaços exteriores, de novos campos de jogos, de áreas ajardinadas ou ainda de novas áreas para os recreios dos alunos, estabelecendo novas relações com a sua envolvente.

Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Imagem 34 de 39
Planta - Pavimento Térreo
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores, Fachada
© João Morgado

Foram definidos um conjunto de princípios concretos para desenvolvimento do projecto que seguidamente se elencam. Organização funcional e a consequente hierarquização de funções, fundamentais para uma utilização fácil e agradável como em qualquer edifício, procurando conseguir uma grande clareza na sua organização funcional e espacial, que se traduz numa percepção fácil dos elementos estruturantes do edifício. Foi também tida em conta a relação com a comunidade, nomeadamente no que diz respeito à utilização dos seus espaços complementares, como sejam o auditório, a biblioteca e as infra-estruturas desportivas que, em grande parte, determinam a sua localização. As características topográficas do terreno, com diferenças de cota assinaláveis entre as várias plataformas existentes, bem como a sua pequena dimensão, tendo em conta a complexidade e extensão do programa, implicaram uma grande simplificação formal, adoptando uma solução radicalmente diferente da existente para a implantação do novo edifício.

Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Definiram-se duas plataformas de implantação para o edifício e quatro áreas funcionais que podemos identificar e caracterizar. A primeira acomoda as funções que, como se disse atrás, entendemos serem de carácter mais público ou passível de ser utilizado pela comunidade. Para as salas de aula, criámos três corpos autónomos, de forma que seja possível colocar os vários escalões etários em diferentes locais, conseguindo-se uma maior organização na distribuição dos alunos. No piso inferior, ligado directamente aos espaços exteriores de recreio, colocaram-se todas as salas e respectivos espaços complementares que constituem o núcleo de educação visual e tecnológica. Foram desenhados vários pátios para que fosse possível criar ventilação transversal e entrada de luz a poente, permitindo que os espaços de apoio às aulas e o corredor de circulação possam ser também iluminados de forma natural.

Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores
© João Morgado

Aquela que definimos como a quarta área funcional, é composta pelas instalações para educação física e desporto, nomeadamente os ginásios e pavilhão gimnodesportivo. O volume ficará encostado ao muro de suporte, e terá a cobertura, de grande dimensão, ajardinada e integrada no espaço de jardim. O espaço exterior terá uma das grandes conquistas deste projecto, uma vez que, e apesar da grande extensão do programa, como já referimos atrás, procuramos uma solução que pudesse compatibilizar as duas realidades existentes.

Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores, Aço
© João Morgado
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Imagem 33 de 39
Planta - Primeiro Subsolo
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Imagem 39 de 39
Corte
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pilar
© João Morgado

Neste sentido, os três volumes destinados à actividade lectiva serão sobre elevados, servindo para dotar os espaços exteriores de amplas zonas cobertas e libertando assim uma grande área para actividades ao ar livre e de recreação. Tendo em conta que o terreno tem cerca de 22.000m2, foi possível conseguir 16.000m2, aproximadamente, de espaço livre utilizável.

Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores
© João Morgado
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Imagem 35 de 39
Planta - Primeiro Pavimento
Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Viga
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guimarães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola EB2/3 das Taipas / Pitagoras Group" 01 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947858/escola-eb2-3-das-taipas-pitagoras-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.