Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Exterior, Fachada
© Naomichi Sode

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Exterior, FachadaComplexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de InterioresComplexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Interiores, VidroComplexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Exterior, FachadaComplexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Mais Imagens+ 7

Niigata, Japão
  • Arquiteto Responsável: Takuya Hosokai
  • Equipe De Projeto: Takuya Hosokai, Hayato Ikegawa, Satoshi Hasebe
  • Estrutura: EJIRI ENGINEERS
  • Construção: HIROSE Company Limited
  • Cidade: Niigata
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Exterior
© Naomichi Sode

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Residencial Niigata III é um edifício de apartamentos composto por 34 unidades. Implantado em meio a um tradicional bairro residencial japonês na cidade que dá nome ao edifício, o Complexo Niigata III desfruta de uma situação urbana diversa, animada por distintos programas e funções como espaços culturais, áreas comercias, universidades, instalações públicas e um parque à apenas 500 metros de distância. Concebido para integrar e potencializar este vibrante ambiente urbano, o Complexo Residencial Niigata III foi projetado para acolher diversos tipos de apartamentos. Além disso, procuramos construir relações diretas entre os espaços públicos e privados, fazendo com que o condomínio usufruísse ao máximo das qualidades urbanas presentes no bairro. Desta forma, o projeto se desenvolveu em duas frentes: de dentro para fora e de fora para dentro, considerando a importância de se definir o domínio público e privado assim como um espaço de transição entre estas duas escalas.

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Interiores
© Naomichi Sode
Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Interiores, Vidro
© Naomichi Sode

Por estar construído sobre o alinhamento da rua, o envelopamento do edifício desempenha um importante papel na demarcação dos limites físicos daquilo que está dentro e o que está fora, além disso, a envoltória serve como elemento de proteção operando como uma espécie de filtro urbano capaz de configurar um espaço íntimo e controlado ao mesmo tempo que se revela aberto e integrado à vida do bairro.

Desta forma, as aberturas das fachadas exteriores do edifício foram implantadas deslocadas das aberturas voltadas para o lado de dentro, impedindo a criação de uma linha direta de visão— proporcionando uma maior privacidade a medida que nos afastamos do espaço da rua.

Através da robusta estrutura composta por pilares e paredes de concreto, pudemos minimizar o impacto destes elementos no espaço interior dos apartamentos, proporcionando uma maior flexibilidade e uma transição gradual entre os espaços mais públicos e abertos para aqueles mais íntimos e protegidos.

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Interiores, Pilar
© Naomichi Sode

Nosso principal objetivo com este projeto foi materializar duas escala em uma mesma estrutura: a escala humana do espaço interior e a escala urbana. Para alcançar isso, as unidades residenciais foram agrupadas em volumes de 2 à 3 pavimentos, revelando elementos de fachada com proporções semelhantes às antigas casas geminadas do bairro. A expressão formal resultante é um edifício que facilmente se adapta tanto à escala humana quanto urbana.

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Exterior, Fachada
© Naomichi Sode

Apesar de revelar duas escalas contraditórias, o projeto foi concebido para manter uma sensação de integridade visual na escala da cidade. A escala urbana de um edifício de dez pavimentos, que se revela no interior dos apartamentos através de suas colunas e vigas, permite aos moradores ter consciência de que habitam um edifício residencial multifamiliar e não uma casa isolada no lote. Esta é a forma que encontramos para documentar a perda de tantos edifícios menores na região. Uma espécie de arquivo arquitetônico que carrega consigo fragmentos da história do bairro e os transporta para o futuro.

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Interiores, Fachada
© Naomichi Sode

A estrutura de concreto foi concebida com vãos simples e soluções bastante econômicas para um edifício de 10 pavimentos. Como os habitantes de Niigata dependem muito do carro, muito devido ao rigoroso clima frio do inverno, concebemos o edifício sobre pilotis, liberando a maior parte do térreo para vagas de estacionamento. Desta forma, a grade estrutural do edifício foi concebida para maximizar as vagas de estacionamento no térreo. Por outro lado, a rigidez proporcionada pelas paredes de concreto nos permitiu criar lajes de transição, liberando o espaço interior de elementos estruturais indesejados. Ao trabalharmos com conjuntos de dois à três pavimentos, dispondo de paredes de concreto de dupla e tripla altura, pudemos criar generosos balanços em fachada que potencializam a forma escultórica da torre. De forma complementar, a altíssima rigidez estrutural desta solução é fundamental em um país onde os abalos sísmicos são constantes.

Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai - Fotografia de Exterior, Fachada
© Naomichi Sode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Niigata, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Residencial Niigata III / Studio Takuya Hosokai" [Housing Complex Niigata III / Studio Takuya Hosokai] 16 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947779/complexo-residencial-niigata-iii-studio-takuya-hosokai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.