Casa Encoberta / Cadence Architects

Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de InterioresCasa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Encoberta / Cadence Architects - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Cadence Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  724
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shamanth Patil J
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Ananataya, Chairs & Company, Curio Casa, Fantini, Ginger house antique, Grohe, Ivory edge, Living Art Interiors, Phantom Hands, Simply Sofas, Toto, enne
  • Arquitetos Responsáveis: Smaran Mallesh, Vikram Rajashekar, Narendra Pirgal , Divya S , Sonali Gupta
  • Ilustrações: Haritha John Surrao Photo credits: Shamanth Patil J
  • Engenharia Estrutural: Specs Engineering Consultants
  • Engenharia Hidrossanitária: Creative Team consultants
  • Equipe Design De Interiores: Cadence Architects
  • Engenharia Elétrica: Creative Team consultants
  • Climatização: JB Associates ( Mistubishi)
  • Paisagismo: 3Fold Design Consultants
  • Texto: Rohini Gomez Braganza
  • área Do Terreno: 298m²
  • Cidade: Bangalore
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shamanth Patil J

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma intervenção em uma residência monoliticamente erguida em um ambiente urbano. O projeto foi incorporado a um desafiador terreno triangular com ângulos agudos em suas duas extremidades. Enquanto duas de suas bordas estão voltadas para as vias, uma edificação envolve a terceira. O lado oeste, portanto, se manifesta no ponto mais alto do terreno, cercado por calçadas e via ao longo de sua extremidade. O terreno desce gradualmente ao longo de sua borda norte no sentido oeste-leste.

Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores
© Shamanth Patil J
Casa Encoberta / Cadence Architects - Imagem 24 de 28
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Shamanth Patil J

Aproveitando o terreno inclinado, a construção é erguida de forma defensiva para "lutar" contra o imponente tecido urbano. Seu perfil de elevação tem um apelo semelhante ao de uma armadura, ainda mais acentuado com o grande plano revestido de aço corten que corresponde à fachada norte. Ele oculta todas as atividades internas nos seus três lados, exceto o terraço aberto na cobertura. A construção parece levitar em diferentes planos horizontais, acrescentando uma certa profundidade às superfícies da fachada. O volume principal ergue-se desde o nível da rua, resultando em uma garagem em meio aos pilotis no nível do solo. Enquanto isso, os brises no nível do terraço ocultam uma laje de concreto em ângulo acentuado, criando uma sensação de elegância.

Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Shamanth Patil J

A edificação apresenta faixas de concreto sem acabamento em todas as extremidades e bordas da superfície que são estrategicamente sobrepostas com o vermelho marcante das chapas de aço corten. Elas são delicadamente enquadradas nas molduras de concreto, criando uma pele protetora ao longo da fachada norte.

Casa Encoberta / Cadence Architects - Imagem 28 de 28
Corte Conceitual

De forma programática, o núcleo do terreno - ao mesmo tempo - unifica e divide o layout em duas zonas de atividade distintas que ressoam vertical e horizontalmente pelo volume, abrigando uma sala de estar com pé-direito duplo e uma escada. A partir daqui, as atividades se irradiam para as alas oeste e leste em ambos os lados do layout triangular. O primeiro andar acomoda uma cozinha, sala de jantar e terraço voltado para a ala leste, enquanto a ala oeste acomoda um dormitório com banheiro.

Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Shamanth Patil J

Esse conceito também ressoa no layout do segundo pavimento. Os espaços individuais de dormitório e banheiro são acomodados em ambas as alas que, eventualmente, convergem para uma ponte de pedestres no centro. O terraço, no terceiro pavimento, se abre significativamente criando um ponto de vista cênico para as árvores da cidade. Ele acomoda um salão com terraço fechado no centro, rodeado por varandas abertas ao longo dos seus limites. Uma cama de hóspedes e banheiro estão localizados na ala leste do terraço.

Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Interiores
© Shamanth Patil J
Casa Encoberta / Cadence Architects - Imagem 26 de 28
Planta - Terraço
Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shamanth Patil J

Os exteriores em forma de fortaleza se transformam, por sua vez, em acabamentos quentes e aconchegantes dos interiores. Os espaços apresentam tons rústicos e terrosos contra uma paleta neutra de paredes e pisos, aderindo à linguagem da edificação. Isso possibilita um amplo espaço interno destinado ao paisagismo que anima esteticamente os espaços. A luz que flui pela tela de corten adiciona o toque final à cena, criando efeitos de iluminação distintos que renderizam os interiores em uma "nova luz".

Casa Encoberta / Cadence Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shamanth Patil J

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Encoberta / Cadence Architects" [Cloaked Residence / Cadence Architects] 17 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947720/casa-encoberta-cadence-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.