Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects

Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de InterioresEscola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de InterioresEscola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Exterior, PilarEscola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de ExteriorEscola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Tezuka Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1005
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, DNL, Furukawa, Microstation, Mtsubishi, Panasonic, Rhino, Toto
  • Equipe De Projeto: Tezuka Architects
  • Estrutura: TIS & PARTNERS
  • Cidade: Mutsu
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Exterior
© Katsuhisa Kida

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Mutsu, no Japão, é um lugar excepcionalmente encantador. Localizada no extremo norte de uma baía protegida da prefeitura de Aomori, Mutsu encontra-se encravada entre o mar e a montanha, rodeada pela exuberante natureza típica da Península de Shimokita.

Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Exterior
© Katsuhisa Kida
Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Imagem 21 de 21
Planta
Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Exterior
© Tezuka Architects

Conscientes da riqueza de seu contexto específico, os arquitetos conceberam o edifício como uma fachada única e contínua, configurando um volume circular aberto 360 graus para a paisagem. A partir disso, a madeira foi escolhida como sistema estrutural principal, não apenas como uma alternativa ao concreto e o aço, mas como uma abordagem que procura criar pontes com a tradicional arquitetura japonesa.

Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Interiores
© Tezuka Architects

Somando-se a isso, as atuais tecnologias nos permitem construir edifícios em madeira que sejam duráveis, resistentes e seguros em um país onde as condições meteorológicas e geológicas são bastante desafiadoras. Inspirados pela tradição construtiva local, procuramos expôr a madeira e transformá-la no principal elemento formal do projeto. Ao contrário do aço ou do concreto, a madeira é um material bastante adequado para o acabamento dos espaços interiores, principalmente por suas características táteis. As crianças são convidadas a tocá-la, a pisar no chão de uma maneira que não seria possível se este edifício tivesse sido construído em concreto e aço. As estruturas de madeira também envelhecem com dignidade, incorporando com orgulho as marcas deixadas pelo tempo como um registro de sua própria história.

Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Interiores
© Tezuka Architects

Tocando suavemente o solo em uma de suas tangentes, a cobertura elíptica da Escola Infantil Yoshino é uma celebração à paisagem, uma homenagem à natureza. Desta forma, a cobertura se inclina levemente para permitir que as crianças possam subir até o ponto mais alto. Com algum esforço, até mesmo um cadeirante é capaz de subir até o topo do telhado. Com uma inclinação de apenas 8 por cento, a cobertura acessível é um convite para que as crianças explorem a arquitetura do edifício, uma paisagem construída que encontra sintonia na geografia de Aomori. Crianças de todas as idades aceitam o desafio, afinal, no mundo natural, superfícies perfeitamente planas são realmente muito raras.

Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Interiores
© Katsuhisa Kida
Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Imagem 20 de 21
Corte
Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Exterior
© Tezuka Architects

Inclinada em direção sul, a cobertura do edifício se aquece mais com a luz do sol do que uma estrutura plana. Apesar de uma inclinação que não supera os 4,5 graus, essa suave mudança de direção faz com que o telhado receba tanta luz do sol quanto um edifício localizado 700 quilômetros mais ao sul. A superfície inclinada da cobertura também desempenha a função de platéia, criando uma espécie de anfiteatro natural para as crianças. Como um pequena encosta, a cobertura do edifício também incentiva as crianças a brincarem durante o inverno, quando a neve se acumula sobre a grama.

Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Katsuhisa Kida

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mutsu, Aomori, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil Yoshino / Tezuka Architects" [Yoshino Nursery School and Kindergarten / Tezuka Architects] 20 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947652/escola-infantil-yoshino-tezuka-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.