Joalheria Sauer Guarulhos / Estudio Tupi

Joalheria Sauer Guarulhos / Estudio Tupi

© Tadeu Melegatti© Tadeu Melegatti© Tadeu Melegatti© Tadeu Melegatti+ 24

Guarulhos, Brasil
  • Arquitetos: Estudio Tupi
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Tadeu Melegatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Móveis Russo, Pedras Bellas Artes
  • Equipe De Projeto:Aldo Urbinati, Andrea Vosgueritchian, Rafael Ayres, Raisa Nougalli
  • Cliente:SAUER
  • Fotos:Tadeu Melegatti
  • Projeto De Iluminação:Estúdio Carlos Fortes
  • Programação Visual:Tadzio Saraiva
  • Fornecedor De Iluminação:Loghtsource
  • Projetos Complementares E Obra:Lock Engenharia
  • Cidade:Guarulhos
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de arquitetura da nova loja da tradicional joalheria carioca Amsterdam Sauer foi desenvolvido pelo Estudio Tupi, paralelamente com o projeto de iluminação desenvolvido pelo Estúdio Carlos Fortes, acompanhando o novo posicionamento da marca. A nova identidade visual, que adota o nome SAUER, inspira-se na arte da joalheria como um métier internacional, movida pela energia de uma empresa familiar imersa na cultura brasileira. Idealizada por Tadzio Saraiva, ela se une à arquitetura de Aldo Urbinati e Andrea Vosgueritchian, à frente do Estudio Tupi, e à iluminação do Estúdio Carlos Fortes, para representar a história da empresa e o universo visual colorido do Brasil, remetendo às primeiras pedras descobertas pelo seu fundador, o francês Jules Sauer. As pedras coloridas brasileiras são a inspiração para os novos espaços. O verde da esmeralda torna-se a cor de identidade da marca, materializando-se nas fachadas e nos totens que exibem as gemas, objetos de arte e as joias.

© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti
Planta
Planta
© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti

Os espaços são marcados por um profundo contraste, passando de um amarelo claro nos pisos, nas bases dos totens e no mobiliário, a um verde profundo à medida que o olhar se volta para o alto. O contraste entre as superfícies remete a um espaço museológico, característica que marca a tradição da joalheria em sua loja principal em Ipanema, no Rio de Janeiro. Assim como na joalheria, a arquitetura valoriza o uso de pedras brasileiras e distribui os expositores de maneira aleatória e orgânica, como uma floresta de totens. O principal sistema de iluminação foi uma criação coletiva do Estudio Tupi e do Estúdio Carlos Fortes, com a colaboração da própria equipe de criação da SAUER. Foi projetada uma luminária com design original e exclusivo, inspirada em sua joia mais icônica, o anel Constellation (criado em 1966 e premiado pelo Diamond International Awards). A luminária foi utilizada nos lugares de destaque das joias, nos totens e nas fachadas, evidenciando a intensidade das cores e o brilho das gemas. Dessa forma, marca e arquitetura fundem-se de forma inovadora, para melhor representar a evolução da empresa aos novos tempos sem perder de vista o valor de sua história.

© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti
Corte B
Corte B
© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti

A luminária Constellation foi desenvolvida em conjunto com a Lightsource, com apoio técnico de Tadeu Melegatti, que produziu os primeiros protótipos e mockups, viabilizando tecnicamente o complexo projeto. É composta pela combinação modular de três elementos – tubos cilíndricos grande, médio e pequeno – cada um com um diâmetro diferente e cinco alturas distintas, resultando em quinze peças para composição dos agrupamentos. Os tubos em alumínio recebem anodização na cor ouro brilhante e os elementos internos de controle de ofuscamento, anodização na cor ouro fosco. Cada tubo abriga uma fonte de luz (LED tipo SMD), com alto índice de reprodução de cores. A fonte luminosa é acoplada a uma lente de precisão de facho concentrado, e os tubos recebem em sua borda um anel para controle do ofuscamento que agrega um elemento estético ao conjunto, pois cada tubo apresenta uma variação da reflexão interna nesse elemento – assim, seus diferentes brilhos e luminâncias mais uma vez remetem ao brilho dos diamantes. Cada Luminária Constellation, composta de variados tubos em diferentes combinações, ilumina internamente os totens, com vazamento insignificante de luz para o ambiente externo, reforçando assim o contraste entre a iluminação específica das joias e a iluminação geral da loja. Do ponto de vista construtivo, cada luminária é totalmente desmontável, e os tubos podem ser reconfigurados com um simples remanejamento de sua disposição.

© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti

A fixação magnética, por ímãs, permite a criação de variados conjuntos que se adequam às diferentes dimensões dos totens e às particularidades de cada loja. Na loja do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, optou-se pela temperatura de cor de 3000 K e pela utilização de drivers reguláveis, com variação de corrente de 700 a 1400 mA. O sistema permite também configurações com a combinação de três temperaturas de cor – 2700 K, 3000 K e 4000 K, com drivers tipo DALI, definindo-se a combinação mais adequada pontualmente, conforme a operação de cada loja. Os demais ambientes da loja são iluminados com pequenas luminárias downlights embutidas no forro de gesso, com facho concentrado sobre as mesas e sobre os balcões, e fachos abertos próximos às paredes revestidas de espelho. Os expositores com objetos de arte – pássaros e objetos variados com gemas brasileiras coloridas – são iluminadas com as mesmas luminárias de facho concentrado do forro de gesso, fixadas na própria marcenaria. O projeto recebeu menção honrosa no LIT – Lighting Design Awards 2018 (www.litawards.com), na categoria Iluminação de Interiores, premiação promovida pelo Farmani Group em Loas Angeles, Califórnia. Texto: Evelise

© Tadeu Melegatti
© Tadeu Melegatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guarulhos - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Joalheria Sauer Guarulhos / Estudio Tupi" 12 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947475/joalheria-sauer-guarulhos-estudio-tupi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.