Edifício Sede Markas / ATP architects engineers

Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de InterioresEdifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício Sede Markas / ATP architects engineers - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:ATP/Becker
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Bartenbach, KTB Kauer Ingenieure
  • Arquitetos Responsáveis: Hans Kotek, Stefan Köll
  • Parceiros De Projeto: KTB – Kauer Ingenieure GmbH, Bartenbach GmbH
  • Cidade: Bolzano
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Exterior, Fachada
© ATP/Becker

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede doa empresa Markas, em Bolzano, foi integralmente projetada com software BIM pela ATP baseando-se no projeto vencedor do concurso em 2016. A torre, que desempenha um papel importante na paisagem urbana, é caracterizada por uma estrutura que, excepcionalmente, é capaz de "crescer para baixo". “Nossa ideia era aproveitar a altura máxima permitida de 40 metros e a área potencial total em nosso projeto, de forma que o edifício apresentasse também um volume reserva para expansões futuras”, explica Paul Ohnmacht, chefe de projeto da ATP Innsbruck. “Se tivéssemos apenas projetado uma torre convencional dessa mesma altura, com o volume permitido atual, a torre seria muito esbelta e as plantas não seriam econômicas.”

Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Interiores
© ATP/Becker

O prédio de escritórios com eficiência energética é acessível ao público por meio de um amplo pátio. Um nível com jardim, pensado para os intervalos e eventos, conectado ao refeitório no pavimento superior por uma escada em espiral, flutua a uma altura de 14 metros acima de vários “níveis abertos”. Isso marca o início dos escritórios nos andares acima.

Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Interiores, Escada
© ATP/Becker

As temperaturas amenas significam que também se pode trabalhar em meio à vegetação. Uma estrutura de sustentação cria espaço e luz. Um pré-requisito para este conceito de escritório aberto sem colunas e, portanto, extremamente flexível são os enormes elementos de fachada em forma de "V", que são combinados com os núcleos técnicos e de circulação centrais para formar a estrutura de suporte das cargas. 

Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Interiores
© ATP/Becker
Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Imagem 13 de 21
Planta - Sexto Pavimento
Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Interiores
© ATP/Becker

As interseções desta estrutura híbrida de concreto armado e aço fundido sustentam todo o edifício. O conceito especial de fachada oferece ao volume uma grande flexibilidade no design de interiores e um fator de iluminação natural. Aproveitando a altura máxima permitida, foi possível oferecer às estações de trabalho uma vista panorâmica das montanhas circundantes e do cenário pitoresco de Bolzano.

Edifício Sede Markas / ATP architects engineers - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© ATP/Becker

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:39100 Bolzano, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Sede Markas / ATP architects engineers" [Markas Headquarters / ATP architects engineers] 12 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947442/edificio-sede-markas-atp-architects-engineers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.