Casa AM / Lucas Maino Fernandez

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de ExteriorCasa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior, TerraçoCasa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior, FachadaCasa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa AM / Lucas Maino Fernandez - Mais Imagens+ 21

Entre Lagos, Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Lucas Maino Fernandez
  • Construção: CasasLanco
  • Engenharia: Marcelo Ureta Aros
  • Colaboradores: Diego Quezada, Maira Olivares, Romina Fuentes
  • Cidade: Entre Lagos
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior
© Marcos Zegers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada quase no topo de uma colina na ribeira norte do Lago Rupanco no Chile, a Casa AM foi implantada de forma a privilegiar seu domínio e vistas sobre os lagos citados, além dos vulcões Puntiagudo e Osorno.

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcos Zegers
Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Imagem 23 de 26
Planta
Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcos Zegers

Esta disposição estabelece como premissa que a orientação do projeto é voltada para o sul, o que ao representa um desafio em termos de tratamento com a luz do sol. A partir deste problema, a primeira solução foi incorporar uma clarabóia contínua na face norte do projeto, responsável por fornecer luz natural ao interior da residência, iluminando o corredor principal e os espaços comuns de estar e jantar.

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior, Terraço
© Marcos Zegers

A distribuição programática é simples, consiste de cinco dormitórios e cinco banheiros, cozinha, sala de estar, sala de jantar, churrasqueira e estacionamento coberto. Tudo isso articulado em um único volume com uma leve quebra que guia e marca a diferença entre os espaços comuns e privados, que são distribuídos através de um corredor central. Também inclui uma série de espaços externos e semi-externos, como terraços, churrasqueira e estacionamento.

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marcos Zegers
Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Imagem 26 de 26
Corte
Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Marcos Zegers

Embora a aparência exterior do projeto não se destaque por grandes operações plásticas, o interior da casa apresenta um jogo de pés direitos onde cada espaço tem uma altura e forma diferente do exterior que o cerca, com o objetivo de dar a cada um desses ambientes um caráter e personalidade diferentes. Por exemplo, no caso dos dormitórios, o forro interno é inclinado e rebaixado para proporcionar um espaço mais acolhedor. As salas de estar e jantar da casa são um espaço grande e contínuo com vigas aparentes e uma lareira de concreto, enquanto na cozinha o teto é transformado em uma cobertura plana.

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marcos Zegers

No que diz respeito à materialidade, a casa exibe elementos que a integram ao imaginário da região, reminiscente das antigas construções de armazéns ou grandes casas no sul do Chile, com variáveis que contribuem com ares modernos sem romper radicalmente com a estética desejada pelo cliente. O trabalho é construído principalmente em madeira de insigne de pinheiro e oregon, enquanto o forro é de pinheiro e telhas de lariço.

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Interiores, Madeira
© Marcos Zegers

Desta forma, a Casa AM torna-se de imediato um desafio excepcional, respondendo a temas essenciais e básicos da arquitetura: o habitar, o ato, a permanência, a circulação, o acesso, a luz e a sombra, a orientação e o lugar.

Casa AM / Lucas Maino Fernandez - Fotografia de Exterior
© Marcos Zegers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AM / Lucas Maino Fernandez" [Casa AM / Lucas Maino Fernandez] 11 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947333/casa-am-lucas-maino-fernandez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.