Apartamento Cabine Riviera / llabb

Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 2 de 18Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 3 de 18Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 4 de 18Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 5 de 18Apartamento Cabine Riviera / llabb - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: llabb
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anna Positano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fratelli Villa, Woodstock
  • Arquitetos Responsáveis: Luca Scardulla, Federico Robbiano with Beatrice Piola and Floria Bruzzone
  • Construtor: Zena Costruzioni s.r.l.s.
  • Cidade: La Spezia
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 12 de 18
© Anna Positano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na reforma de um apartamento localizado em uma cidade costeira da região da Ligúria, na Itália. A demanda do cliente era reorganizar os 35 metros quadrados, separando os espaços de estar e de dormir. Os hábitos náuticos, caraterísticos desta região italiana, foram fundamentais para este projeto, o qual, teve como referência a otimização de espaços de armazenagem de um veleiro, bem como a dimensão de seus espaços mínimos. 

Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 15 de 18
Planta

Uma "parede equipada" cruza o interior do apartamento, concentrando uma série de funções. Como um guia, essa parede acompanha os visitantes da entrada até a área de estar, tida como o coração da casa. No hall essa parede guarda uma pequena área técnica seguida de um closet. A parede segue para a área de estar, onde duas grandes portas dão acesso ao dormitório.

Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 5 de 18
© Anna Positano

O dormitório é envolvido por elementos de madeira, e, assim como a cabine de um barco, contém apenas os itens essenciais: uma cama e espaços de armazenagem. A "parede equipada" termina com uma pequena escada, inspirada nos barcos e nas casas dos pescadores, que dá acesso a outro espaço de descanso, elevado do nível de todo o apartamento. A abertura que permite a entrada de luz nesse ambiente tem vista para a sala de estar. 

Esta parede, feita de okoumé, também conhecida como madeira naval, tem acabamento em branco e azul, seguindo o imaginário de um veleiro navegando no mar: a continuidade entre o "casco" e o "céu" é interrompida pela "linha d'água" que conduz o olhar desde a entrada de todo o apartamento. A cozinha está localizada no fim desta composição e é ligeiramente esticada, como uma vela inflada pelo vento.

Apartamento Cabine Riviera / llabb - Imagem 16 de 18
Corte Longitudinal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Spezia, SP, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Cabine Riviera / llabb" [Riviera Cabin / llabb] 10 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947230/apartamento-cabine-riviera-llabb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.