Residência Villa Gray / White Cube Atelier

Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de ExteriorResidência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de ExteriorResidência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de InterioresResidência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de ExteriorResidência Villa Gray / White Cube Atelier - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: White Cube Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Farshid Nasrabadi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGT, Adobe, Akpa Iran, AutoDesk, Basalt, Palermo Ceramic, Voodo
  • Arquitetos Responsáveis: Reza Asadzadeh, Shabnam Khalilpour
  • Colaboradores: Ruhollah Noruzi, Zahra Atashzaban, Rozhman Hariri
  • área Do Térreo: 20 m²
  • Cidade: Maku
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Exterior
© Farshid Nasrabadi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A história desta casa se inicia pela sua localização. Passando por belos campos repletos de nogueiras, cerejeiras e damascos ao longo do rio, deparamo-nos com um vasto jardim junto à montanha, com excelentes vistas para a estrada e planícies ao sul.

Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Interiores
© Farshid Nasrabadi
Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Imagem 18 de 27
Planta - Primeiro Pavimento
Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Interiores
© Farshid Nasrabadi

O intuito era criar um edifício distinto, como um monumento, localizado na entrada da cidade. A formação do conceito buscou considerar a arquitetura contextual com a menor influência no puro jardim, e promover  uma aproximação com o meio natural. Desta forma, a residência, nomeada Villa Gray, foi projetada e construída, de forma que, não se relaciona apenas com a natureza, mas também procura interagir com o contexto de forma moderna.

Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Exterior
© Farshid Nasrabadi

Rochas irregulares e altas montanhas nos levaram a desenvovler um projeto ordenado, respeitando o meio ambiente. O uso da pedra de basalto, um material vernacular, enriqueceu a conexão com o contexto. A cor cinza e o volume monumental, neste mesmo tom, induzem a composição neutra. O edifício tenta se unir ao contexto, apesar da aparência formal de todo o volume, com diversas subtrações e adições. O projeto potencializou a entrada de luz natural em todas as direções, produzindo diferentes tonalidades e sombras. A casa possui excelentes vistas sobre as montanhas do norte, bem como para as planícies do sul, o rio e a estrada principal.

Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Farshid Nasrabadi
Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Imagem 21 de 27
Elevação Sul
Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Exterior
© Farshid Nasrabadi

A planta do térreo possui  20 metros quadrados, com vigas de dois metros no primeiro e segundo pavimento nas quatro direções, que levam a uma área construída de 100 metros quadrados. O primeiro pavimento abriga a sala de estar e a cozinha, sendo acessado através de duas leves escadas de metal no quintal. Os dois primeiros pavimentos foram interligados por uma escada em balanço, de forma a respeitar a área do térreo e atender às necessidades do programa, além de desempenhar um papel fundamental na configuração da forma do edifício. A escada superior conduz a cobertura, que funciona como um mirante para a natureza do entorno.

Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Exterior
© Farshid Nasrabadi

A forma permite que o usuário busque a conexão com a natureza, mesmo quando estiver preso no interior do edifício e de repente, experimente os diferentes pontos de vista, através de aberturas criadas conscientemente. A Villa Gray é a representação de uma abordagem contemporânea, com tons e um volume puro, que busca a conexão com a natureza, em sua essência um reflexo do pensamento moderno. Ela foi implantada de forma pacífica com a natureza. Que seja para os transeuntes uma memória da nossa cidad

Residência Villa Gray / White Cube Atelier - Fotografia de Exterior
© Farshid Nasrabadi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Villa Gray / White Cube Atelier" [Gray Villa / White Cube Atelier] 06 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947095/residencia-villa-gray-white-cube-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.