Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de InterioresApartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, IluminaçãoApartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, BancadaApartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, JanelaApartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Aurora Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do Mal o Menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blum, Flos, JNF, Legrand, Sanitana, Somor
  • Equipe De Projeto: Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa
  • Construção: Requinte Pormenores
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sofá, Viga
© Do Mal o Menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. It is not necessary to create a world, but the possibility of a world, Jean-Luc Godard em Reflexivity in Film and Architecture, 1985.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Janela
© Do Mal o Menos
Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Imagem 32 de 32
Planta - Proposta
Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Mesa, Cadeira
© Do Mal o Menos

O conceito de reflexividade, tanto no seu contexto cinematográfico e literário como na sua apropriação pela arquitectura, refere-se ao momento em que subitamente a obra chama a atenção para si mesma enquanto realidade construída e ficcional.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Do Mal o Menos

Deste modo, a intervenção no Apartamento na Estrela revela a própria lógica da reabilitação, tornando explícita a ruptura temporal e formal, sem deixar de reconhecer que dessa acção nasce a possibilidade de reconciliação de realidades distintas.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira
© Do Mal o Menos

Assumir as questões levantadas pela natureza da reabilitação torna-se ainda mais pertinente se tivermos em conta que o apartamento não só dispunha inicialmente de qualidade arquitectónica como se encontrava em bom estado e pronto para habitar. A intervenção parte, acima de tudo, de uma redefinição programática e reforço das possibilidades de apropriação do espaço pelo cliente. O projecto passa assim por duas abordagens marcadamente distintas.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Do Mal o Menos

De carácter mais directo, a recuperação dos elementos e linguagem originais permite potenciar as qualidades construtivas pré-existentes. São mantidos o pavimento de madeira original, a azulejaria da cozinha, as guarnições dos vãos e a decoração das paredes e tectos. O lado sul do apartamento, composto pela cozinha, zonas de serviço e um quarto, mantém a sua configuração original.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Iluminação
© Do Mal o Menos

A forma como é trabalhada a superfície de azulejos que envolve a cozinha introduz o desejo de diferenciação entre as características primitivas e a nova intervenção. Para além de permitir uma leitura de continuidade na reabilitação, esta abordagem estabelece uma base de contraste para a intervenção que lhe é justaposta.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© Do Mal o Menos

Essa justaposição é posta em maior evidência no lado norte do apartamento, onde se procedeu a uma total inversão programática. A área privada, inicialmente composta por três quartos, deu lugar a uma única sala de estar. A área social, composta pela antiga sala e escritório, deu origem a dois quartos e um closet. Com a reconfiguração destes espaços surge a questão de como unir aquilo que existira em separado ou dividir o que sempre fora uno.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Do Mal o Menos
Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta
© Do Mal o Menos

Na sala, a referência às paredes demolidas permanece como uma coordenada temporal através do emolduramento do seu negativo, definido por um aro de madeira e latão, e da sugestão do seu atravessamento pelo vestígio das portas, definidas pela guarnição e bandeiras. Por sua vez, a parede que agora divide os quartos é um gesto afirmativo, chamando a atenção para si mesma como dispositivo de separação e remetendo a leitura espacial para a sala que lhe deu origem.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta
© Do Mal o Menos
Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos

O que podia ser facilmente interpretado como uma operação de união e divisão transforma-se num dos principais temas do projecto — o da reversibilidade. O problema espacial dá origem a uma preocupação temporal. Aceita-se que a reabilitação faz parte de um processo contínuo de alterações e de constante revisão da sua própria validade.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Do Mal o Menos

E é da relação de diálogo permanente da pré-existência com os novos elementos que resulta a criação de inesperadas possibilidades. Uma espécie de palimpsesto como forma de repensar e desafiar as funções e relações preestabelecidas, dos utilizadores à própria arquitectura.

Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Estrela / Aurora Arquitectos" 04 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947063/apartamento-na-estrela-aurora-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.