Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos

Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Exterior, Terraço, BalcãoEdifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, CozinhaEdifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Mais Imagens+ 47

  • Arquitetos: Aurora Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do Mal o Menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASTAN, Carpintaria Mateus Lda., Duravit, FSB Franz Schneider Brakel, Fantini, JNF, Life Emotions, Louis Poulsen, Mosaico Del Sul, Much more than a window, OTIIMA, Sucupira
  • Equipe De Projeto: Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa, Valeria Varesco, Rui Baltazar, Carolina Rocha
  • Projetos De Especialidades: Edifiteca
  • Fiscalização: GESCONSULT
  • Construção: Manuel Mateus Frazão, Lda
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de dois apartamentos, localiza-se na Costa do Castelo, uma rua estreita que contorna a colina e cujos edifícios escondem uma vista que domina a cidade de Lisboa. Para contrariar o lote comprido, no centro, um vazio interior atravessa e ilumina todos os pisos. Organiza a circulação no seu perímetro e permite aos ocupantes ver o céu ou simplesmente falar com quem está 2 andares abaixo. Uma “vista” vertical que complementa a horizontalidade dominante da paisagem exterior.

Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Do Mal o Menos

Em finais do século XIX e princípio do século XX, o contexto de expansão da cidade e a crescente necessidade de alojamento em Lisboa levou ao aparecimento de edifícios apelidados de ‘Gaioleiros’. Das características principais deste tipo de edifícios destaca-se a profundidade dos lotes, marcada por corredores que atravessam os apartamentos em todo o comprimento. A disposição original dos compartimentos nestes edifícios sugere uma polarização das zonas sociais e funcionais nas extremidades, enquanto que os quartos se organizam em volta de um saguão central.

Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Do Mal o Menos

No caso particular deste edifício ‘Gaioleiro’ localizado na Costa do Castelo, para além das características inerentes a esta tipologia, acresce o acentuado declive que lhe permite ter uma vista privilegiada sobre Lisboa. A sua consequência natural seria uma lógica de distribuição horizontal que procurasse, acima de tudo, a relação com a paisagem.

Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Do Mal o Menos
Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Imagem 50 de 52
Planta - Piso 1
Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Do Mal o Menos
Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Exterior, Balcão
© Do Mal o Menos

Ao invés, a ampliação do saguão através da sua ‘duplicação’ e incorporação do núcleo de escadas reforça a relação que se quer zenital, de procura de luz e ventilação. Deste modo, deixa de ser o elemento que divide o edifício ao meio para ser uma força centrípeta de organização de toda as suas circulações, actividades e de celebração do seu interior.

Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos
Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Do Mal o Menos

O projecto, que contempla um duplex nos pisos inferiores e um triplex nos pisos superiores, desenvolve-se em torno do saguão central como elemento nevrálgico capaz de introduzir equilíbrio na relação horizontal preexistente. Se, por um lado, essa horizontalidade dilata os pisos na procura do ponto de fuga exterior, por outro, é o saguão que articula todos os pisos entre si, estabelecendo-se como contraponto interno vertical. Assim, o desenho polarizado que habitualmente caracteriza a planta deste tipo de edifícios, propõe agora a reinterpretação do seu centro.

Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Do Mal o Menos
Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Imagem 51 de 52
Planta - Piso 2
Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Do Mal o Menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício na Costa do Castelo / Aurora Arquitectos" 29 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947060/edificio-na-costa-do-castelo-aurora-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.