
-
Arquitetos: Spyros Tzinieris Architects
- Ano: 2019
- Fotografias: Pygmalion Karatzas
-
Fabricantes: ALUMINCO, Alba Plus- Stosa Cucine, AutoDesk, BERLING SA, Batsakis glass, Durostick, Ideal Standard, Lafarge Holcim, Legrand, Sika

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na aldeia de Vresthena, Lacônia, um povoado na montanha de Parnonas, a 800 metros de elevação, as intervenções no edifício datado de 1960-1980 - geralmente sem quaisquer características arquitetônicas notáveis - constituem a continuidade funcional e morfológica dos edifícios de pedra mais antigos. No entanto, as intervenções modernas devem ser consistentes com sua integração nos novos requisitos, usos e formas de assentamento, sem sentimento mimético que reproduzisse características que não dão destaque àquela localização particular e às suas qualidades.



Aproveitando ao máximo estas características de qualidade do edifício existente (estrutura de pedra) e do povoado (desenvolvimento anfiteatral, vegetação densa, etc.), foi formada uma extensão de aço e vidro, a fim de acomodar os espaços de jantar e descanso.



A estrutura de aço distingue claramente a extensão moderna, distancia-se externamente, mas se funde com os elementos da década de 1980 (vigas e colunas de concreto) no interior. A sua malha vai diminuindo gradativamente a altura do edifício existente, deixando o vidro oferecer a transparência necessária ao assentamento e à paisagem envolvente, formando, ao mesmo tempo, um terraço para o piso superior.
