Casa Madri / Magaldi Studio

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Interiores, BanheiraCasa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de ExteriorCasa Madri / Magaldi Studio - Mais Imagens+ 14

Mérida, México
  • Arquitetos: Magaldi Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edmund Sumner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Big Ass Fans - Haiku, Morpholio, Natural Oak Wood, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Christian Magaldi
  • Equipe De Projeto: Hector Lopez Bracho, Inti Playas, Iñigo Cazenave
  • Engenharia: Rodolfo Pascacio
  • Colaboradores: Leo Marron, Alejandro Rojo
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Christian Magaldi é um arquiteto mexicano que vive em Miami e tem profundas raízes na sua terra natal. Esta moderna residência de concreto e madeira no condomínio fechado de Mérida, na península de Yucatán, é uma casa de veraneio encantadora e pouco convencional para um amigo de infância e sua família. Diferentemente de um lar qualquer, esta casa não possui portão de entrada, que é possível pelo fato de que o acesso ao condomínio é controlado pela guarita, possibilitando uma liberdade de movimento sem preocupações, característica do estilo de vida do cliente. Em uma conexão íntima com este cliente, o arquiteto criou um conceito que simpatiza com as preocupações da família e o caráter único do clima de Yucatán. 

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior, Aido
© Edmund Sumner
Casa Madri / Magaldi Studio - Imagem 19 de 19
Fachadas
Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner

As restrições de zoneamento ajudaram a emoldurar a forma, abrindo a casa ao redor da esquina curva para beneficiar-se da luz natural, e permitindo a entrada da brisa através dos painéis de madeira que correm ao longo da fachada exterior, enquanto as habitações são mantidas sombreadas e frescas.

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Edmund Sumner

A casa é uma versão da planta baixa tradicional com pátio central que vemos historicamente na maioria dos locais de clima quente pelo mundo, mas se desvia da tradição ao levantar o nível principal do terreno, permitindo que a corrente de ar circule pela casa. O uso do ar condicionado é mantido minimamente de acordo com requerimento do cliente. Os arquitetos implementaram um sistema de zoneamento seletivo de resfriamento sob demanda por cômodo em condições extremas de calor que permite à família desfrutar de correntes de ar natural na maioria dos dias.

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner
Casa Madri / Magaldi Studio - Imagem 18 de 19
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Interiores, Banheira
© Edmund Sumner

A forma e os materiais usados ​​na casa são bastante simples. Pisos e paredes de concreto, divisórias de madeira e degraus da árvore Huanacaxtle ou Parota, estruturas de aço pintado de preto e corrimãos com painel metálico curvo (que lembram o artista Richard Sierra) criam juntos uma simplicidade muito forte e organizada. As superfícies do piso de concreto são muito claras, enquanto as superfícies internas e externas das paredes são de um tom de cinza mais escuro. Uma tradição regional de mistura de seiva de árvore com concreto chamada Chukum cria uma superfície única resistente à água das chuvas fortes ocasionais nesta paisagem de floresta tropical.

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Interiores
© Edmund Sumner
Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Interiores, Concreto
© Edmund Sumner

As formas curvas de concreto que contrastam com as angulares criam um contrapeso satisfatório junto com o planejamento de espaço assimétrico em torno do pátio interno privado. A piscina tem uma extremidade submersível profunda e outra lúdica e mais rasa para se refrescar do forte sol mexicano.

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Edmund Sumner

O senso de abertura e minimalismo alcançado nesta casa parece ser o resultado de uma síntese intercultural da simplicidade japonesa, da análise teórica europeia e do regionalismo mexicano, juntamente com uma compreensão profunda de um cliente único. Mostrando, por fim, uma verdadeira criatividade.

Casa Madri / Magaldi Studio - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Madri / Magaldi Studio" [Casa Madri / Magaldi Studio] 02 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946622/casa-madri-magaldi-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.