Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 2 de 35Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 3 de 35Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 4 de 35Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 5 de 35Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Mais Imagens+ 30

  • Paisagismo: Jean-Michel Rameau
  • Cliente: Sogeprom
  • General Building Company: Bouygues Bâtiment
  • Site Manager Consultant: Artelia
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 2 de 35
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração do bairro La Chapelle, em Paris, atualmente em grande renovação, os escritórios Brenac & Gonzalez & Associés e MOA Architecture estão entregando duas torres com um total de 254 apartamentos anexados a 20 espaços comerciais do tipo SOHO (Small Office / Home Office).

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 6 de 35
© Stefan Tuchila

O lote E, que recebe a plataforma destinada aos espaços SOHO (Small Offices/Home Offices) e as duas torres E1 e E2, está inserido numa malha urbana sofisticada, evocando uma cidade baixa e uma cidade alta. O tipo de apartamento especificamente SOHO oferece uma nova visão que mistura local de trabalho e habitação. A base da seção SOHO é dividida ao longo de seu comprimento por uma ampla rua interna projetada como uma área comum. Esta rua interior estende-se até o átrio de entrada da E2 de forma a reforçar a conexão entre as duas torres. 20 espaços de negócios localizados no térreo são diretamente acessíveis a partir da zona pública e se beneficiam de uma altura generosa de 3,80 metros. Os apartamentos conectados a estes espaços de escritórios encontram-se no pavimento seguinte.

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 26 de 35
Planta - Situação

A torre E1, projetada por Brenac & Gonzalez & Associés, é criada com um vazio para que se possa ser percebida não como uma torre, mas como duas torres menores, elegantes e delgadas. Estas duas torres são unidas por um jardim e por uma escada externa, que ilumina diretamente as áreas comuns e, orientada na direção do Sacré-Cœur, oferece pontos de encontro para os ocupantes.

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 3 de 35
© Stefan Tuchila
Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 30 de 35
Planta - oitavo pavimento (Torre E1)
Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 17 de 35
© Stefan Tuchila

Um espaço intermediário composto pelas sacadas garante a transição entre a seção SOHO. Esta estrutura percorre toda a circunferência da torre do nível G+2 ao G+6 projetada para corresponder à altura mais baixa dos edifícios de Paris. A parte mais alta, por sua vez, estende-se do nível G+6 ao G+16 e é composta por um exoesqueleto pré-fabricado de concreto, destacando amplas linhas horizontais oferecendo espaços generosos de apoio a ambientes exteriores diferenciados, proporcionando ao projeto uma interioridade genuína, que se abre para vistas espetaculares da paisagem urbana de Paris.

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 15 de 35
© Stefan Tuchila

A torre E2, projetada pela MOA Architecture, é composta por duas torres interligadas formando um único bloco. A “torre urbana”, alinhada com a rua e voltada para os edifícios em frente, possui uma “parede perfurada” de janelas segundo um modelo tradicional. O calor das esquadrias, com as suas venezianas de madeira, equilibra a austeridade de uma fachada simples de concreto.

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 5 de 35
© Stefan Tuchila
Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 32 de 35
Planta - 13° pavimento (Torre E2)
Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 18 de 35
© Stefan Tuchila

A "torre paisagística", orientada para sudeste na direção do Sacré-Coeur, tem uma estrutura muito delicada, sobre uma malha de colunas e vigas de 40 centímetros de largura, abrindo os espaços interiores para a paisagem urbana de Paris. As esquadrias de madeira envidraçadas do chão ao teto oferecem total transparência através das grades de proteção, que são projetadas para serem praticamente invisíveis dos terraços.

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 8 de 35
© Takuji Shimmura

Os envoltórios da torre foram projetados como "exo-estruturas". As chamadas “torres tubulares” diminuem o peso do edifício em cerca de 1/3 em comparação com as torres “miesianas” e o seu núcleo de concreto. Esta diminuição do peso oferece a máxima flexibilidade porque, com o tempo, não apenas os espaços úteis podem ser reconfigurados mas também todos os espaços centrais de distribuição, que são definidos por paredes divisórias sem função estrutural. Além disso, a economia no concreto constitui em mais um ponto positivo - ambiental e financeiro - que não pode ser ignorado.

Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture - Imagem 10 de 35
© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:18th arrondissement Paris, 75018 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Duas torres em La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture" [Two Towers at La Chapelle International / Brenac & Gonzalez & Associés + moa architecture] 29 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946154/duas-torres-em-la-chapelle-international-brenac-and-gonzalez-and-associes-plus-moa-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.