Cobertura Verona / Bricolo Falsarella

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 2 de 40Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 3 de 40Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 4 de 40Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 5 de 40Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Mais Imagens+ 35

Verona, Itália
  • Arquitetos: Bricolo Falsarella
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fantini, RA, Serge Mouille, XERA
  • Arquiteto Responsável: Filippo Bricolo
  • Equipe De Projeto: Francesca Falsarella, Elisa Bettinazzi, Nicolò Garonzi
  • Clientes: Privado
  • Colaboradores : Forme di Luce
  • Cidade: Verona
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 2 de 40
Cortesia de Atelier XYZ

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em nossos projetos, recuperar um espaço ou um edifício significa sempre encontrar na estrutura preexistente os estímulos para um novo começo. Não é uma tarefa fácil. É preciso olhar para além das aparências. É preciso inspecionar e remover camadas. Às vezes, é preciso fazer isso fisicamente. Este foi o caso da restauração da cobertura de Verona no centro histórico da cidade.

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 25 de 40
Cortesia de Atelier XYZ

Primeiro retiramos todos os rebocos. Estávamos procurando por algo verdadeiro, algo forte. Estávamos olhando para o passado a fim de encontrar alguns vestígios para o futuro e, de fato, os encontramos. Ao remover os rebocos, uma bela alvenaria reapareceu. Só de olhar para a pedra, podíamos dizer que não foi feita para ser deixada à vista. Era imperfeita, inexata mas, por isso mesmo, autêntica, esculpida pela expressividade humilde e elegante do simples quando verdadeiro (e não o infeliz resultado de narrativas desalinhadas).

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 27 de 40
Cortesia de Atelier XYZ

No espaço liberto, a força brutal da construção em pedra levou-nos a radicalizar a tradução arquitetônica do programa funcional. Não construímos novas paredes dentro do espaço estruturado pela alvenaria. Em vez disso, compartimentalizamos o programa funcional dentro de novos dispositivos semelhantes a enxertos. Assim, as paredes originais entravam em intenso diálogo com os novos elementos, trabalhados com materiais altamente autênticos e capazes de se envolver com a aspereza poética da pedra.

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 3 de 40
Cortesia de Atelier XYZ

Uma boiserie  em madeira (quase sem coloração e carbonizada) atravessa os espaços da entrada para baixo da sala e desliza para constituir uma lateral do quarto. No seu interior encontramos o lavabo, a lavandaria e os roupeiros dos quartos. A superfície é ininterrupta e as aberturas, de outra forma indiscerníveis, são marcadas apenas por algumas estruturas de nosso próprio projeto.

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 4 de 40
Cortesia de Atelier XYZ

O banheiro do quarto hóspedes está inscrito em um volume de chapa preta metálica tratada com cera de polir sapatos. O volume apresenta estratagemas diferentes: em direção à cama, uma grande abertura é ambiguamente dividida por um espelho e um vidro polarizado, que pode dificultar ou oferecer uma visão voyeurística do banheiro. Em direção ao quarto, um controle remoto permite que um aparelho de TV oculto entre a estante apareça. Por fim, a porta é escondida por um espelho que torna o movimento entre o volume e a moldura ainda mais enigmático. A parede de entrada da sala é marcada pela presença icônica de dois círculos levemente sobrepostos. Eles foram feitos com diferentes metais (latão e ferro envelhecido). Este dispositivo também visa ocultar a TV. Na operação manual, de fato, um mecanismo deslizante traz a sua tela à vista.

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 7 de 40
Cortesia de Atelier XYZ
Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 28 de 40
Desenhos
Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 37 de 40
Desenhos

Outros elementos são caracterizados por uma tendência semelhante de romper narrativamente com abordagens e reinterpretações comuns no projeto arquitetônico: um portão de ferro estrutura a parede posterior da sala e contém uma cozinha com acabamentos em metal polido. Os forros falsos das partes rebaixadas são feitos em placas de ferro natural preto. Móveis personalizados (mesas, cubas, camas) são desenvolvidos a partir de perfis metálicos industriais com juntas visíveis.

Cobertura Verona / Bricolo Falsarella - Imagem 5 de 40
Cortesia de Atelier XYZ

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Verona, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura Verona / Bricolo Falsarella" [Verona Penthouse / Bricolo Falsarella] 20 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946106/cobertura-verona-bricolo-falsarella> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.