Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume

Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimQuiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de ExteriorQuiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de InterioresQuiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Exterior, CostaQuiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Estudio Flume
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  56
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:German Nieva
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amanco, Blender3d, Deca, Disensa, Forlux, Freecad, Ibrap, Librecad, Linhal, Lorenzetti, Riomar cordas, Tigre
Mais informaçõesMenos informações
Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Exterior
© German Nieva

Descrição enviada pela equipe de projeto. O quiosque e abrigo de canoas, está localizado na Ilha Jaguanum, numa região de proteção da Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido para um casal de caiçaras, consiste numa cozinha e área de estar que, durante a noite, é utilizada como abrigo para canoas.

Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Interiores, Viga
© German Nieva
Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Imagem 9 de 10
Isométrica
Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© German Nieva

O modo de vida tradicional caiçara baseado na agricultura de subsistência, na caça e na pesca, é ameaçado por especulações imobiliárias, leis restritivas e declínio de peixes marinhos.  Este projeto se enquadra em uma estratégia mais ampla para, reverter gradualmente, o atual turismo predatório, em ecoturismo. Portanto, o quiosque visa desenvolver uma oportunidade de geração de renda sustentável para o casal e outros pescadores, promovendo a produção local e a gastronomia tradicional: o quiosque tem como público alvo, visitantes interessados na cultura caiçara e na natureza da ilha. 

Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Exterior
© German Nieva
Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Imagem 10 de 10
Planta

Construído em três semanas, o projeto considera o estreito relacionamento da população local com a natureza e incorpora a praia, o mar e a vegetação tropical à edificação. A poucos metros do mar, durante a maré alta, a área de estar se integra à praia e, os limites entre as áreas interna e externa se confundem. A cobertura e os grandes vãos permitem a ventilação cruzada, privilegiando a vista para o mar e, ao fundo, o verde das bananeiras, incorporadas ao “circulo de bananeiras”, técnica de Permacultura para o tratamento das “águas cinzas”.  O bambu, da própria ilha, foi utilizado para delimitar a área da cozinha que, através das chapas de polipropileno translúcido na cobertura, permitem que 70% da luz natural incida no espaço, enquanto filtra os raios UV, transformando, ao anoitecer, o quiosque numa “lanterna”.

Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Interiores
© German Nieva

Os custos de logística para acessarmos à ilha, se sobreporiam em relação aos recursos disponíveis para a construção. Portanto, decidimos levar nosso escritório ao canteiro de obra, permanecendo no local integralmente, num diálogo constante com a equipe de obra e a comunidade. A obra só foi possível nessa lógica, pelo próprio caráter experimental da proposta, que nos levou a um processo de prova e erro na prototipagem até chegarmos conjuntamente na solução mais viável. 

Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume - Fotografia de Exterior, Costa
© German Nieva

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ilha de Jaguanum, Estado de Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quiosque e abrigo de canoas / Estudio Flume" 19 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945999/quiosque-e-abrigo-de-canoas-estudio-flume> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.