Habitação Mar Tirreno 86 / Frida Escobedo

Habitação Mar Tirreno 86 / Frida Escobedo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

© Rafael Gamo© Rafael Gamo© Rafael Gamo© Rafael Gamo+ 17

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Frida Escobedo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2405
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias :  Rafael Gamo
  • Equipe De Projeto:Héctor Arce, Carlos Hernández, Valentina Merz. Javier Rocamonde, Antonio Zarco
  • Projeto Estrutural:Carunti Ingeniería
  • Construção :Ardantz
  • Cidade:Cidade do México
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início, o projeto foi influenciado pelo desejo de desafiar as restrições organizacionais do bloco habitacional vertical típico. O objetivo era expandir e dinamizar o público e o privado, interior e exterior, criando assim novas e mais diversas possibilidades de encontro entre os residentes.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Optamos por dividir as unidades habitacionais em dois volumes, uma decisão inspirada na 'vecindad', um tipo de habitação comum da classe trabalhadora no México que remonta ao início do século XX, em que as residências familiares são dispostas em um ou ambos os lados de um pátio externo privativo que serve também como corredor. Esses pátios funcionam como um espaço de transição entre a rua movimentada e a casa da família, e como pontos de encontro para os residentes.

Planta
Planta
Corte 05
Corte 05

Em vez de proporcionar espaço exterior privado aos residentes somente através de varandas, optamos por recuar as unidades habitacionais formando uma série de terraços protegidos e tranquilos que mediam o interior e o exterior de uma forma mais ambígua.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

As unidades resultantes podem ser entendidas como "casas-pátio" com vários pisos que se entrecruzam, um exercício de composição que visa garantir a melhor iluminação natural e privacidade. Portanto, cada casa é diferente da outra, mas em vez de articular essa condição externamente, todo o projeto é interligado por uma fachada de blocos de concreto feitos sob medida. Luz e sombras ondulam pela superfície desta estrutura de concreto, produzindo efeitos deslumbrantes ao longo do dia.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Mar Tirreno 86 / Frida Escobedo" [Mar Tirreno 86 / Frida Escobedo] 20 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945996/habitacao-mar-tirreno-86-frida-escobedo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.