Espai CEL – Centro lúdico de água termal / Arquetipus projectes arquitectònics

Espai CEL – Centro lúdico de água termal / Arquetipus projectes arquitectònics

© Ferran Robusté Cumplido© Ferran Robusté Cumplido© Ferran Robusté Cumplido© Ferran Robusté Cumplido+ 29

Caldes de Montbui, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  553
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Ferran Robusté Cumplido
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cosentino, Aco, AutoDesk, DYNAMIC BY PUJOL, INBECA, Mapei, Microsoft, Porcelanosa Grupo, TOPCRET
  • Equipe De Projeto:Maria Almirall Ferrerons, Ferran Robusté Cumplido
  • Autora:Raquel García Pérez
  • Levantamento Planimétrico:Enric Forgas - CARTSIG Serveis Topogràfics
  • Cálculo De Estruturas:RV4 - Emma Leach y Carme Bernal
  • Arquiteto Técnico:Josep Rubies
  • Construção:Construcciones Francisco Rubio
  • Imagens 3 D:Marc Berga
  • Cidade:Caldes de Montbui
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Ferran Robusté Cumplido
© Ferran Robusté Cumplido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir do objetivo de criar um novo espaço de águas termais no edifício preexistente do Balneário Termes Victoria de Caldes de Montbui, nos propusemos a entrar nos recintos criados há mais de 250 anos e utilizados historicamente para o depósito de reservas de água termal original e da água termal resfriada, utilizada sobretudo para a cura e bem-estar das pessoas. Em uma situação semi-enterrada e com a função própria dos depósitos, os espaços sempre permaneceram como residuais e escondidos para o visitante, e sua descoberta foi fundamental para decidir que eram um lugar cativante para exibir e criar um espaço único para o desfrute dos sentidos. Nos espaços dos antigos depósitos e também em parte da tradicional galeria de banhos, foram localizadas as diferentes piscinas, cada uma com suas características particulares, mas todas elas criadas com o objetivo de encontrar o relaxamento e o desfrute das propriedades minero-medicinais da água termal milenar.

© Ferran Robusté Cumplido
© Ferran Robusté Cumplido
Planta
Planta
© Ferran Robusté Cumplido
© Ferran Robusté Cumplido

Com o desejo de ser o mais neutra possível, a intervenção optou por preservar a impressão das diferentes etapas no espaço. Em várias áreas encontramos as paredes de pedra originais e as abóbodas de cerâmica. Em outras, mantivemos as paredes que foram revestidas e aquelas que carregam as marcas deixadas pelo tempo, para que a partir de suas características próprias elas mesmas nos expliquem onde estamos. Finalmente, a intervenção presente, na qual foram implementados sistemas que podem ser lidos com clareza, elementos construtivos e materiais contemporâneos. Como material protagonista, a pedra branca cobre a maior parte das superfícies. Ela nos traz a memória das antigas banheiras do balneário tradicional, algumas delas ainda em uso hoje em dia. Todo o processo de descobrimento, levantamento, elaboração do projeto, a obra e o estudo de todos os fatores sensoriais foram especialmente intensos e interessantes para nossa equipe e também para o proprietário.

© Ferran Robusté Cumplido
© Ferran Robusté Cumplido
Cortes
Cortes
© Ferran Robusté Cumplido
© Ferran Robusté Cumplido

A particularidade é que, no momento em que se decide intervir, os tanques estão em uso e cheios de água. Este fato nos obrigou a fazer uma coleta de dados muito precisa em um tempo muito curto, sabendo que não poderíamos acessá-los novamente até um ano depois, no início dos trabalhos. Durante a elaboração do projeto, descobrimos também a existência de uma grande torrente que recolhe a maior parte da água em Caldes, que corre exatamente abaixo da galeria principal, e na qual foi projetada uma das principais piscinas. Finalmente, a execução, com o edifício do hotel no andar térreo e três andares em pleno uso, nos obrigou a realizar uma coordenação muito cuidadosa para minimizar os efeitos negativos das obras sobre os usuários do estabelecimento. No resultado final, toda essa intensidade e cuidado no trabalho e nos detalhes podem ser percebidos, e tem-se um espaço que convida a vê-lo, mas acima de tudo a vivê-lo.

© Ferran Robusté Cumplido
© Ferran Robusté Cumplido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Barcelona, 12, 08140 Caldes de Montbui, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espai CEL – Centro lúdico de água termal / Arquetipus projectes arquitectònics" [Espai CEL – Centro lúdico de agua termal / Arquetipus projectes arquitectònics] 22 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945815/espai-cel-nil-centro-ludico-de-agua-termal-arquetipus-projectes-arquitectonics> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.