Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de InterioresCasa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores+ 34

  • Equipe De Projeto : Vitor Penha, Verônica Molina, Eloísa Marçola, Leticia de Nobrega
  • Projeto De Interiores : Estúdio Penha
  • Projeto De Iluminação : Estúdio Penha
  • Engenharia Estrutural : RF Engenharia e Projetos
  • Elétrica : RAMOSKA CASTELLANI
  • Hidráulica : Ramoska Castellani
  • Automação : GF Automação
  • Paisagismo : Barbieri+Gorski
  • Cidade : Ibiúna
  • País : Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na varanda que dá para a represa, todos os pilares existentes foram recuperados, apenas o pilar que ficava em frente à sala foi retirado para manter a amplitude da vista. Todos os outros foram reinstalados com um reforço estrutural de ferro na parte inferior já que estavam muito deteriorados pela umidade. Esta varanda possui uma vista para piscina de borda infinita que se mimetiza com a represa e para isso escolhemos o arenito vermelho para o entorno - cor de terra - e ardósia verde para a piscina, parecendo um lago natural.

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores
© Fran Parente
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 34 de 34
Axonométrica
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, Pátio
© Fran Parente

Na cozinha buscamos referencias de fazenda para manter o espírito de casa de campo, onde além de cozinhar, também tivesse um espaço para uma mesa grande que facilita os encontros espontâneos. As bancadas são de inox, práticas e funcionais que a conecta um pouco com a atualidade mais urbana, o piso em ladrilho hidráulico desenhado vermelho e craft , bancada revestida no mesmo material do piso em cor única vermelho, moveis de madeira maciça cumaru e moveis e luminárias garimpados remetem ao estilo de fazenda proposto.

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Fran Parente
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 26 de 34
Implantação
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Fran Parente

Na parte intima, os forros também foram retirados, aumentando consideravelmente a sensação de amplitude do espaço. As janelas venezianas que antes permitiam somente a entrada parcial da luz natural, foram reaproveitadas para a execução de grandes portas de correr instaladas agora na fase externa da parede de tijolo, permitindo uma abertura total do vão e uma entrada plena de luz natural quando abertas. Todos os caixilhos dos quartos e tubulações de água pluvial foram pintados da cor vinho, trazendo um pouco de cor ao projeto, porém totalmente integrado à paleta dos elementos naturais.

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Fran Parente

A sala de estar que é o grande mirante, divide esta área intima em duas, de um lado três suítes e do outro duas sendo as duas suítes da família nas pontas da casa. Nos banheiros das suítes principais no extremo da casa, um pequeno pátio de ventilação existente foi integrado ao box e a parede foi substituída por um grande caixilho com vidros aramados e lisos para desfrutar da paisagem e a cobertura do chuveiro foi feita por uma pérgola de vidro possibilitando uma ampla entrada de luz zenital e enxergar o céu enquanto se toma banho, gerando uma integração visual com todo o entorno.

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Fran Parente

Em todos os banheiros, as paredes e piso foram revestidos com material cimentício Atacama cor Marfim, o mesmo material usado nas cubas concebidas como umas caixas estando integradas quase como extrudadas da parede e executadas com o mesmo método de trabalho do mármore. As tubulações aparentes fazem parte do projeto como uma escultura de linhas que desenham toda a casa. Um projeto de ruptura de fronteiras, para sentir parte de uma natureza abundante. Um convite ao olhar curioso que busca beleza no horizonte sem perder a atenção aos detalhes que definem o projeto.

Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Fran Parente
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha" 10 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945791/casa-ibiuna-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.