Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura

Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior, Concreto, PilarCasa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Villa Elvira, Argentina
  • Arquitetas Responsáveis: Luciana Fernandez Reimers, María Elena Risso.
  • Cidade: Villa Elvira
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Fernando Schapochnik

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi pensada para quatro possibilidades de ampliação, a necessidade de propor alterações que garantam adaptabilidade e a possibilidade dos ocupantes as realizarem com total independência foi uma das premissas. Esta é uma casa que inclui um estúdio fotográfico, com extensões adaptadas a utilizações públicas como workshops e exposições. Numa fase inicial, é proposto um espaço doméstico mínimo, as restantes extensões permanecem latentes na resolução da estrutura, tanto do ponto de vista técnico como espacial. Localizada na periferia da área urbana, a estratégia de ocupação do solo se concentra no arranjo de áreas reduzidas em uma grade modular maior.

Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior, Concreto, Pilar
© Fernando Schapochnik
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Imagem 17 de 23
Axonométrica
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior, Viga, Concreto, Pilar
© Luisina Anderson

Um sistema de galerias ou pátios é utilizado como espaço de transição com o objetivo de produzir todo tipo de situações intermediárias possíveis entre o que consideramos espaços puramente interiores e aqueles que são exteriores. Busca-se uma linguagem elementar. O layout funcional privilegia a ampliação de espaços com uma superfície mínima, qualificando-os com múltiplas texturas e possibilidades de uso. O objetivo era definir sistemas estruturais e construtivos para que se tornem oportunidades, espaços de crescimento e transformações. São pensados ​​de forma livre e aberta para permitir futuras concretizações. As instalações devem suportar mudanças e atualizações. O habitante é essencial no processo de projeto, visto que a sua intervenção futura - na concretização do seu habitat - é uma das questões fundamentais para decidir os sistemas construtivos. A casa deveria, portanto, adaptar-se às suas necessidades futuras, passível de melhoria.

Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Interiores, Concreto
© Fernando Schapochnik
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Imagem 16 de 23
Planta
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro, Concreto
© Fernando Schapochnik
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Imagem 19 de 23
Planta - Nível superior
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Luisina Anderson

Uma casa desenhada em condição de adaptabilidade implica concebê-la já não como produto acabado, mas como suporte. Uma casa que na sua fase inicial oferece benefícios mínimos, mas que foi pensada para poder incorporar novos acabamentos, melhores equipamentos e futuras contribuições do usuário. Dessa forma, os recursos econômicos e materiais também são otimizados.

Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior, Concreto, Viga, Pilar
© Luisina Anderson
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Imagem 22 de 23
Detalhe Corte
Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Fernando Schapochnik

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura" [Casa Luisina / Reimers Risso Arquitectura] 03 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945690/casa-luisina-reimers-risso-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.