Casa El Barrial / ByMura Design Studio

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 2 de 43Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 3 de 43Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 4 de 43Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 5 de 43Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Mais Imagens+ 38

Santiago, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  630
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:The Raws
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Becara y Dupuis, Blu Dot, Chaos Group, Dahlia, David Pompa, H&M, Products ByMura, Trimble, Zara Home
  • Arquiteta Responsável: Lorena Gámez
  • Engenharia E Construção: GAVA Capital, Sebastián G.
  • Paisagismo: Lupita Berlanga Landscape Architecture
  • Arquiteto Colaborador: GAVA Capital, Sebastián G.
  • Colaboradores: BrownPaper Bag
  • Cidade: Santiago
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 2 de 43
© The Raws

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa El Barrial é uma autêntica experiência de contemplação e vida familiar. Implantada na zona que lhe empresta o nome, “El Barrial”, no município de Santiago, em Nuevo León, esta casa encontra-se afastada do centro da cidade e do estresse da vida movimentada. A medida que tomamos o caminho de terra que sobe a colina com vistas panorâmicas ao vale infinito, vamos nos afastando da correria da vida contemporânea e nos aproximando de um destino que inspira paz e conexão com a natureza. Uma casa que encontra o equilíbrio perfeito entre as necessidades do cliente e as condicionantes naturais da paisagem, uma mistura equilibrada e que faz deste projeto único.

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 11 de 43
© The Raws
Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 8 de 43
© The Raws

Sua essência é ditada pela natureza, a qual se torna a grande protagonista do projeto sob qualquer ponto de vista. É impossível não se maravilhar com as impressionantes vistas através das grandes aberturas que caracterizam a arquitetura da casa, cenários que nos motivam a querer estar do lado de fora, de priorizar a natureza em todos os momentos de nossas vidas. Desta forma, a proposta do projeto da Casa El Barrial foi desenvolvido com foco na paisagem e como tomá-la e trazê-la para o lado de dentro.

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 3 de 43
© The Raws

A proposta é uma mistura entre uma cabana em estilo rústico — que remete à natureza — e detalhes modernos e industriais — que se adapta às necessidades básicas da família —, sem nunca querer se sobressair ou impor-se à paisagem. Os materiais foram cuidadosamente selecionados para encontrar este equilíbrio que realça as característica exclusivas desta propriedade. Balanceando elementos vernaculares e modernos, predominam materiais de origem local como a madeira, pedra e concreto aparente. A partir disso, fomos desenvolvendo os espaços da casa, moldando-os em concreto, madeira e esquadrias reticuladas.

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 7 de 43
© The Raws
Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 43 de 43
Axonométrica
Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 6 de 43
© The Raws

Complementando esta estrutura sólida e simples, incorporamos formas orgânicas, tecidos e móveis exclusivamente projetados para este edifício com base na funcionalidade de cada espaço, na praticidade e facilidade de manutenção. O programa arquitetônico da Casa El Barrial é a expressão máxima de um “refúgio moderno”, o qual foi organizado em dois volumes independentes conectados atavas da natureza, separando a vida social da privada. Na primeira cabana, encontram-se os espaços sociais e serviços em um edifício de planta livre — incorporando no mesmo ambiente a sala de estar, jantar e a cozinha.

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 13 de 43
© The Raws

A principal vantagem de utilizar um conceito de planta livre é a sobreposição de usos e atividades, uma solução que favorece tanto o conforto quanto a funcionalidade, mas acima de tudo, prioriza a convivência familiar. Além disso, tal espaço usufrui de uma melhor iluminação e ventilação natural além da sensação de amplitude e conexão a paisagem exterior. A segunda cabana, por sua vez, foi concebida em busca de privacidade e abrigo. Ela é regida por um corredor como eixo principal, o qual conta com duas fontes principais de iluminação natural, no início — pela porta de acesso — e no final — por um pequeno pátio que se tornou o lugar preferido dos nossos clientes.

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 22 de 43
© The Raws
Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 23 de 43
© The Raws

Durante a fase de construção, coletamos algumas sobras de madeira para transformar-las em uma escultura ao final do processo, implantando-a como elemento central do jardim exterior — contrastando com a materialidade dos gabiões que o cercam. Como um espaço emblemático, o corredor da casa faz uso de suas relações com a luz e a sombra para transmitir uma sensação de intimidade e aconchego ao mesmo tempo que dá acesso à cada um dos quartos da casa.

Casa El Barrial / ByMura Design Studio - Imagem 4 de 43
© The Raws

O dormitório das crianças ao fundo, quarto de hóspedes e suíte principal conta com vistas privilegiadas para o vale, incluso o banheiro que funciona como uma espécie de spa. Apostamos no potencial deste projeto em fazer com que os moradores e visitantes se esqueçam rapidamente da vida na cidade, conectando-se imediatamente à imensidão da paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa El Barrial / ByMura Design Studio" [Casa El Barrial / ByMura Design Studio] 14 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945630/casa-el-barrial-bymura-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.