Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 2 de 25Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 3 de 25Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 4 de 25Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 5 de 25Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Barandiarán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grupo Anacleto, Guanzetti SA, Hormicova, Lograsso, Ventex
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 12 de 25
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um bairro nos arredores da cidade de La Plata, esta residência unifamiliar foi construída em um lote de esquina, com dimensão de 20 por 60 metros, na intersecção das ruas 23 e 510. O Código de Ordenamento Urbano exige, para esta região, recuos tanto dos eixos das empenas, quanto das linhas municipais de ambas as ruas.

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 10 de 25
© Luis Barandiarán
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 22 de 25
Planta - Térreo
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 14 de 25
© Luis Barandiarán

O programa do projeto é uma residência de quatro dormitórios que se desenvolve em dois pavimentos, com especial foco na flexibilidade do uso dos espaços coletivos cobertos (salas estar e jantar, além da cozinha) e descobertos (pátio central e galeria), e sua relação com os espaços externos.

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 5 de 25
© Luis Barandiarán

Com essas premissas de projeto, desenvolveu-se uma planta em "U" no térreo, ao redor de um pátio central, permitindo transparências visuais cruzadas em todo o edifício, onde se se desenvolvem as áreas sociais da casa; além de um pavimento superior compacto que contempla a área privada da residência.

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 21 de 25
© Luis Barandiarán

A materialidade se define pelo uso de diversas texturas de concreto aparente em lajes e divisórias, paredes brancas, marcenaria externa em PVC e brises fixos, além de um mobiliário com elementos de controle solar e fechamento.

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 17 de 25
© Luis Barandiarán
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 23 de 25
Planta - Pavimento Superior
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 3 de 25
© Luis Barandiarán

Esta casa mantém certas diretrizes de projeto que foram desenvolvidas em outros trabalhos, tais como a busca de continuidade interior-exterior e flexibilidade espacial através de grandes painéis de vidro e amplas galerias; resolução estrutural-construtiva como eixo do projeto; e o desenvolvimento exaustivo do projeto executivo como elemento fundamental do processo.

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 6 de 25
© Luis Barandiarán
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 24 de 25
Corte Transversal
Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 8 de 25
© Luis Barandiarán

No projeto desta casa tentamos sintetizar os diferentes princípios que definem nossa atuação arquitetônica: a volumetria simples e de linhas puras; a linguagem atemporal e de design sóbrio; o desenvolvimento dos detalhes, mantendo a correlação entre o todo e as partes; e a cuidadosa escolha e utilização de materiais, cores e texturas.

Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos - Imagem 4 de 25
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos" [Casa Fluxa / Gianserra + Lima arquitectos] 20 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945567/casa-fluxa-gianserra-plus-lima-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.