Casa Esquina Verde / Gussa

Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 2 de 15Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 3 de 15Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 4 de 15Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 5 de 15Casa Esquina Verde / Gussa - Mais Imagens+ 10

Cahuita, Costa Rica
  • Arquitetos: Gussa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Danta Collective
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Extralum, Gussete, Intaco
  • Arquitetos Responsáveis : Gustavo Calderón
  • Engenharia: Sotela Alfaro Ltda
  • Consultor: Gussette Systems
  • Cidade: Cahuita
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 4 de 15
© Danta Collective

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu como uma casa, que poderia eventualmente evoluir para um hotel / pousada para turistas e exploradores, que visitam a área em que se localiza por suas florestas tropicais e belas praias. Localizada próxima ao Parque Nacional Cahuita, em Limón, a área, que é conhecida por suas chuvas torrenciais e alta umidade na maior parte do ano, abriga uma grande variedade de animais, incluindo insetos e cobras, que precisavam ser considerados na concepção do projeto. Descolar a estrutura do nível do solo, incluir beirais perimetrais e trabalhar com uma planta aberta, foram alguns dos elementos levados em consideração para o desenvolvimento do projeto.

Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 3 de 15
© Danta Collective
Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 13 de 15
Planta Térreo
Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 2 de 15
© Danta Collective

As casas caribenhas foram originalmente construídas sobre palafitas de madeira, deslocadas do solo e dos animais, onde a brisa poderia circular livremente, mantendo-as frescas e secas. Essas estruturas, porém, foram construídas desta forma principalmente para mantê-las longe das enchentes sofridas durante os invernos. Para a estrutura metálica utilizamos o sistema Gussette aparafusado, pré-fabricados próximo à cidade com mão de obra e materiais especializados. Um dos principais benefícios da pré-fabricação é que o custo de montagem no local é bastante reduzido. Os beirais de palmeira foram construídos e instalados pelos moradores locais. 

Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 5 de 15
© Danta Collective
Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 6 de 15
© Danta Collective

Foi aplicada tinta de alto tráfego para barcos na estrutura metálica, com maior vida útil e a grande vantagem de exigir apenas uma lavagem anual para retirada de poeira e sujeira. Portas de correr dão a opção de abrir todo o local para que o ar puro e a brisa fluam, beirais perimetrais no deck dão ao usuário a possibilidade de desfrutar de toda a casa, tanto no sol quanto na chuva intensa. Para este projeto específico, o cliente pretendia reaproveitar a madeira de uma casa com cerca de 100 anos que estava a ser desmontada pelos proprietários, madeira trazida dos Estados Unidos para as casas dos trabalhadores das plantações de banana.

Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 8 de 15
© Danta Collective
Casa Esquina Verde / Gussa - Imagem 12 de 15
Corte Sul

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Esquina Verde / Gussa" [Casa Esquina Verde / Gussa] 15 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945472/casa-esquina-verde-gussa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.