Casa da Água / Di Frenna Arquitectos

Casa da Água / Di Frenna Arquitectos
Colima, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  940
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias :  Oscar Hernandez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Estevez, Grupo Arca, Helvex, Lafarge Holcim, Marmoletti /, Modul Studio, TRAMEVI, Tecnolite
  • Arquitetos Responsáveis:Matia Di Frenna Müller
  • Equipe De Projeto:Matia Di Frenna Müller, Mariana De la Mora
  • Engenharia:Juan Guardado
  • Paisagismo:Di Frenna Arquitectos
  • Colaboradores:Matia Di Frenna Müller, Juan Guardado, Mariana de la Mora
  • Cidade:Colima
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em Colima, lugar de clima tropical úmido, o projeto aproveita a oportunidade para produzir um espaço que pudesse ser aberto ao exterior. A implantação foi concebida em forma de “U” para enaltecer a árvore de flor amarela característica da região e outras espécies já existentes. Assim, o programa arquitetônico é desenvolvido facilitando a privacidade da casa e suas vistas, de forma que o jardim pudesse ser fechado para gerar o seu próprio microambiente, englobando os principais componentes como as árvores, a piscina e o pátio.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

A Casa da Água leva em seu nome o desejo de seu habitante, o qual buscava uma arquitetura que estivesse sempre rodeada de elementos aquáticos e vegetativos. A piscina, protagonista do projeto, tornou-se um marco específico que recebe as vistas e a luz solar de toda a construção e que ao mesmo tempo gera um espaço tão contemplativo quanto o desejo do usuário.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

No eixo principal da residência foi criada uma passarela que fica suspensa em direção aos eixos perpendiculares do projeto, criando a sensação de um plano aberto no nível mais baixo da casa e abrindo os espaços para a riqueza da vegetação e da luz natural que penetra pelas janelas com pé direito duplo da fachada posterior.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

A imponente escadaria de ferro em espiral foi um elemento essencial para a solução estrutural que permitiu a grande clareira, gerando um diálogo entre este elemento escultórico e os componentes arquitetônicos como colunas e vigas de aço, pintadas de preto, que acabaram envolvendo-se na estética da casa.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

O despertar da sensação de acolhimento se dá graças aos materiais utilizados no projeto. A parota, pedra Blanco Galarza e outros pisos brancos, recobrem os espaços evocando a emoção do clima tropical. Outros elementos, como as telas protegem o usuário da orientação do sol, gerando jogos de luz e sombras que se aventuram com ritmo em determinados momentos nas superfícies da casa.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

O sótão e as áreas sociais como o cinema e o bar foram componentes estruturais essenciais para o projeto, o qual, devido ao lençol freático existente no solo, desloca para cima o resto da construção com um sistema misto de concreto e aço.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

Entrar na casa e percorrer o espaço livre do térreo reflete as claras intenções do projeto para equilibrar as sensações de elegância e aconchego e atingir sua homogeneidade para receber as áreas mais agitadas da casa como o hall, a sala de estar, sala de jantar, cozinha, terraço e o bar. Ao mesmo tempo, o projeto também dá ao ambiente mais privilegiado, o quarto principal, sua privacidade ao separá-lo e abri-lo para o panorama da piscina.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

Por fim, o piso superior é descoberto ao subir a escada e atravessar a ponte suspensa que cria uma nova perspetiva ao jardim e piscina, distribuindo o visitante para os quartos secundários.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

A ocupação em todo o terreno confere aos espaços a possibilidade de terraços privados, que permitem gozar de uma boa tarde na rede e desfrutar do sol, do vento, da vegetação e do clima local.

© Oscar Hernandez
© Oscar Hernandez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Água / Di Frenna Arquitectos" [Casa del agua / Di Frenna Arquitectos] 13 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945461/casa-da-agua-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.