Novas instalações para a comunidade nativa de Otica / Semillas

Novas instalações para a comunidade nativa de Otica / Semillas
© Eleazar Cuadros
© Eleazar Cuadros

© Eleazar Cuadros© Marilisa Galisai© Eleazar Cuadros© Marilisa Galisai+ 21

  • Arquitetos: Semillas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Cemento INKA, Eternit, NEMATSA srl
  • Arquitetos Responsáveis:Marta Maccaglia, Raúl Arancibia
  • Equipe De Projeto:Samanta Sinistri, Auriane Bonnault
  • Financiamento:NEMATSA SRL, EduCare, Comunidad Nativa de Otica
  • Cooperação:CPS – Comunità Promozione Sviluppo, CART-Central Ashaninka de Río Tambo
  • Gestão Comunitária:Helmer Carrión, Emilio Santos Pérez
  • Engenharia:Carlos Barreda
  • Construção:Javier García Paucar, Elías Martínez Ramos
  • Cidade:Río Tambo
  • País:Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Eleazar Cuadros
© Eleazar Cuadros

Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade nativa de Ótica está localizada às margens do rio Tambo, na floresta central do Peru. Um antigo edifício, construído pelo governo local, havia sido destinado à comunidade, no entanto, a construção foi abandonada devido à falta de representação cultural e ausência de condições adequadas de conforto ambiental. Por essa razão, a comunidade ainda necessitava de um espaço comunitário.

© Marilisa Galisai
© Marilisa Galisai

Assim nasceu o projeto das novas instalações comunais, ou Casa Grande “Atyaro Pankotsi”, para a comunidade indígena Ashaninka, de Otica. O projeto foi realizado por meio de oficinas participativas e arquitetura de caráter local, desenvolvidas a partir de contribuições da comunidade. Atualmente o espaço é um ponto de encontro catalítico e tem uso polivalente.

© Eleazar Cuadros
© Eleazar Cuadros
Diagrama
Diagrama
© Eleazar Cuadros
© Eleazar Cuadros

A construção está localizada em um ponto central da comunidade, anexo à praça principal e ao campo de futebol. O programa é composto por um espaço polivalente e um módulo com cozinha, escritório e oficina de artesanato.

© Eleazar Cuadros
© Eleazar Cuadros

O edifício foi construído sobre uma fundação contínua de pedra e cimento, que eleva o volume do solo, de forma a protegê-lo das cheias e, ao mesmo tempo, configura uma arquibancada exterior e interior, gerando um espaço no formato de um anfiteatro retangular. A estrutura de madeira apoia a cobertura de duas águas com telhas de fibrocimento. Esta ampla cobertura protege o volume do sol e da chuva, garantindo conforto ambiental, ventilação e iluminação natural constantes. Duas praças de acesso, equipadas com um banco na sua orla e uma árvore nativa no meio, indicam os acessos ao espaço comunitário. Ao norte, um módulo de concreto e tijolo abriga a cozinha, o escritório e a oficina de artesanato, que se desenvolve em dois pavimentos. Os materiais selecionados foram em sua maioria locais, a madeira vem das florestas de Ótica, as pedras do rio próximo e os tijolos de argila das comunidades próximas à Ótica.

© Eleazar Cuadros
© Eleazar Cuadros
Diagrama
Diagrama
© Marilisa Galisai
© Marilisa Galisai

A proposta arquitetônica foi inspirada em seu entorno e o espaço se assemelha a uma grande praça coberta que abriga múltiplos usos como reuniões, festas e workshops.

© Marilisa Galisai
© Marilisa Galisai

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Río Tambo, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novas instalações para a comunidade nativa de Otica / Semillas" [Nuevo local comunal para la Comunidad nativa de Otica / Semillas] 11 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945394/novas-instalacoes-para-a-comunidade-nativa-de-otica-semillas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.